Foto: Divulgação |
Localizado em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, o Estaleiro Enseada está impulsionando o setor naval com a construção de até 80 barcaças mineraleiras para a LHG Mining, subsidiária do grupo J&F. Em parceria com a Tenenge, empresa de engenharia com mais de 80 anos de experiência, o projeto prevê a criação de cerca de 300 empregos diretos e até 900 indiretos, fortalecendo a economia local e contribuindo para a retomada do setor naval no Brasil.
As novas barcaças, com capacidade de carga de até 2.900 toneladas cada, atenderão a demanda da LHG Mining por soluções logísticas mais eficientes. A empresa, fundada em 2022 e detentora de minas de ferro e manganês em Corumbá (MS), está investindo em infraestrutura para garantir um transporte sustentável e otimizado, com foco na cadeia de produção de aço.
O Estaleiro Enseada, que já acumulou aproximadamente USD 1 bilhão em investimentos, conta com infraestrutura avançada, incluindo um cais de 1.000 metros e um Terminal de Uso Privado (TUP). O estaleiro também planeja expandir suas operações para energias renováveis, tornando-se um polo de inovação e contribuindo para o crescimento sustentável da economia verde no Brasil.