Últimas Notícias

Torcedores do Botafogo São Indiciados por Gestos Racistas em Jogo da Libertadores

 

Foto: Reprodução / Metro1

Dois torcedores do Botafogo, o advogado Vinicius Ramos de Andrade e Silva, de 35 anos, e o empresário Adriano Santos de Souza Machado, de 38, foram indiciados pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) por realizarem, segundo investigações, gestos racistas durante uma partida contra o Palmeiras, em agosto, pela Libertadores. O indiciamento ocorreu apenas na última terça-feira (29).

A delegada Rita de Cássia Salim Tavares explicou no relatório que gestos imitando macacos direcionados a pessoas negras representam uma forma histórica de desumanização e preconceito racial, reforçando estereótipos racistas. Segundo ela, esses atos, quando realizados abertamente em eventos esportivos, incentivam a propagação de discriminação racial.

Vinicius alegou que os gestos feitos, como bater no braço, simbolizavam a “garra e o sangue” do Botafogo, remetendo a uma rivalidade histórica entre os clubes. A defesa dele afirmou que o gesto estava relacionado à preparação de luta e que o vídeo teria sido editado. Após o ocorrido, Vinicius foi exonerado de seu cargo na Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Maricá.

Adriano, por sua vez, justificou que, devido a um procedimento médico, tem enfrentado lapsos de memória, e, no dia do jogo, estava embriagado. Ele afirma lembrar apenas de “flashes” do momento e também alegou que o vídeo contém edições.

O episódio reforça a urgência do combate ao racismo nos esportes e a necessidade de responsabilização para evitar que atitudes discriminatórias sejam replicadas.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS