Últimas Notícias

Auditoria do TCE-BA revela insuficiências na Política de Saneamento Básico do Estado

Foto: TCE Bahia

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) apontou graves desalinhamentos na execução da Política Estadual de Saneamento Básico, com foco no componente de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Entre 2013 e 2024, o governo estadual investiu apenas 25% dos recursos previstos no Plano Estadual de Manejo de Águas Pluviais e Esgotamento Sanitário (PEMAPES), totalizando R$ 624,5 milhões.

Os auditores constataram que Salvador (50%), Lauro de Freitas (49%), Lajedinho (0,6%) e Jacobina (0,4%) receberam investimentos para sistemas de macrodrenagem, enquanto municípios frequentemente atingidos por chuvas intensas, como Ilhéus, Itabuna e Jaguaquara, não receberam recursos estaduais.

Outros problemas incluem a ausência de monitoramento e atualização de indicadores e metas do PEMAPES, a não implementação do Sistema Estadual de Informações em Saneamento Básico e a inexistência de controle eficaz para avaliação de desempenho.

Segundo Bruno Ventim, coordenador do trabalho, a falta de priorização de medidas preventivas aumentou a necessidade de ações emergenciais, resultando em ineficiência na alocação de recursos públicos e maior risco de perdas humanas.

Os auditores recomendaram que o governo:

  • Regulamente a política de saneamento básico;
  • Atualize o PEMAPES;
  • Implemente o Sistema Estadual de Informações em Saneamento Básico.

O processo segue para escolha do conselheiro-relator, e o relatório será enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para apreciação.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS