Uma pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que 64% dos brasileiros apoiam o fim da escala de trabalho 6x1, enquanto 33% são contrários e 3% não souberam responder. O levantamento, realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, com um nível de confiança de 95%.
O instituto questionou os entrevistados sobre o atual modelo de trabalho, em que o limite é de 44 horas semanais, distribuídas em seis dias. A pesquisa revelou que 70% consideram ideal uma jornada de cinco dias por semana, enquanto 17% preferem a manutenção do esquema atual de seis dias e 7% sugerem a adoção de quatro dias.
Quando o assunto é a jornada diária, 82% acreditam que oito horas por dia são o máximo aceitável, enquanto 7% apontaram a possibilidade de uma jornada entre oito e 12 horas.
Os dados indicam que a redução na carga horária encontra maior respaldo entre pessoas que se declaram de cor preta (72%) e parda (66%) do que entre pessoas brancas (59%). As margens de erro variam entre cinco pontos percentuais para pretos, três para pardos e quatro para brancos.
O debate sobre a escala 6x1 ganhou força com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP). A medida propõe a adoção de uma jornada semanal de 36 horas, dividida em quatro dias. Segundo a deputada, a mudança visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, promover maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional e ampliar oportunidades de emprego com a criação de mais turnos.
Enquanto isso, a discussão sobre a flexibilização da jornada semanal segue dividindo opiniões e promete ser um tema central no Congresso Nacional em 2025.
Tags:
Pesquisa