![]() |
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória |
O Vitória garantiu a classificação para a semifinal do Campeonato Baiano. O Leão bateu o Jequié por 2 a 0, no Barradão, na tarde deste domingo (16), pela oitava rodada. Os gols que definiram a partida foram marcados por Willian Oliveira e Janderson, no primeiro tempo.
Com o resultado positivo, o Rubro-Negro segue na liderança da tabela com 18 pontos, três a mais do que o rival Bahia, que é o vice-líder. Com 13, o Jacuipense é terceiro colocado e ainda joga contra o Porto, no Joia da Princesa, na próxima quarta-feira (19), às 21h30, no encerramento da rodada. Estacionado nos nove, o Jipão aparece na sexta posição.
Agora, o Vitória vira a chave para a disputa da Copa do Nordeste, onde também lidera o Grupo A com sete pontos, e enfrenta o Fortaleza, que é o segundo colocado com seis, também na quarta, às 21h30, no Castelão, pela quarta rodada. Pelo Baianão, o Rubro-Negro volta ao gramado no próximo sábado (22), às 18h30, para cumprir tabela diante do Atlético de Alagoinhas, no Carneirão, pela nona e última jornada da primeira fase. No mesmo dia e horário, o Jequié recebe o Jacuipense, no Waldomirão.
Primeiro tempo
Dono da casa e da melhor campanha no campeonato, o Vitória tomou a iniciativa e criou uma grande chance de abrir o placar aos cinco minutos. Lucas Braga recebeu na esquerda, fez o cruzamento à meia altura e Janderson desviou para oi gol, mas o goleiro Thiago Passo fez uma defesa crucial com a perna. Dois minutos depois, foi a vez de Mosquito chuta da entrada da área e o arqueiro do Jequié fazer outra boa intervenção. O Leão criou outra oportunidade aos 26. Mosquito descolou boa enfiada para Janderson que finalizou em cima de Thiago Passo.
Segundo tempo
O jogo recomeçou do mesmo jeito da primeira etapa com o Vitória em cima do Jequié. Aos sete minutos, Mosquito bateu da entrada da área e Thiago Passos fez a defesa. No minuto seguinte, o camisa 7 deixou com Lucas Braga que arriscou de fora da área e a bola desviou na defesa do Jipão. Na cobrança de escanteio, Janderson tentou, mas cabeceou para fora. Aos 12 minutos, o Jipão obrigou Lucas Arcanjo a fazer boa defesa no desvio de cabeça de Tiago Recife. Thiago Passos fez duas defesas nas finalizações de Thiaguinho aos 39. Carlinhos perdeu uma grande chance de fazer o terceiro do Leão aos 45 minutos, ao receber livre de marcação na marca da cal, mas finalizou em cima do goleiro do Jipão.
Gols: Willian Oliveira, Janderson (Vitória)
Vitória: Lucas Arcanjo; Claudinho, Lucas Halter, Neris e Jamerson; Baralhas (Thiaguinho), Willian Oliveira e Wellington Rato (Bruno Xavier); Gustavo Mosquito (Osvaldo), Lucas Braga (Fabri) e Janderson (Carlinhos). Técnico: Thiago Carpini.
Jequié: Thiago Passos; Lima (Railan), Sérgio Baiano, Jean e Gilmar; Ygor, Vicente (Kaynan) e João Grilo (Tiquinho); Wanderson (Guga), Gregory (Marcos Paulo) e Tiago Recife. Técnico: Alyson Dantas.