Últimas Notícias

ITABERABA: I Feira Literária Conexões Educacionais celebra a cultura do Território Piemonte do Paraguaçu I



A FLICE acontecerá no Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba, com atividades em linguagens variadas como música e literatura. O evento tem apoio do Governo do Estado por meio do edital Bahia Literária

O Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu I, Escola da Rede Estadual de Educação da Bahia, localizada no município de Itaberaba, a 278 quilômetros de Salvador, será o placo da I Feira Literária Conexões Educacionais (FLICE). O evento que vai acontecer de 04 a 06 de junho de 2025 promoverá ações nas áreas de literatura, música, teatro e outras linguagens.

“A FLICE será uma oportunidade única para os amantes da literatura e da cultura se reunirem e celebrarem a importância dos livros e da leitura como elementos importantes na conexão da Educação Básica com o Ensino Superior. Este é um grande movimento que vai ser mais um marco na história da educação nos municípios do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu”, avalia a coordenadora pedagógica, escritora e produtora Cultural Kalypsa Brito, idealizadora e proponente da inciativa. 

O evento será realizado em parceria com o CETEP PP1, a UAB- Universidade Aberta do Brasil- polo Itaberaba, o Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a dirigente do MNU Lee Ramos (Curadora Artística), Agda Stela (Curadora Acadêmica) e Elisa Oliveira (Curadora Literária). Além das parcerias com o Núcleo Territorial de Educação-NTE14 e a Articuladora Territorial de Cultura. As atividades da FLICE contarão com a participação de escritores e artistas com grandes contribuições estaduais e nacionais como Bule-Bule, Maviael Melo, Ivan Soares, Ricardo Ismael, Luana Souza, Gildeci Leite, Marcos Cajé, Márcia Mendes, Uh Neto e Junior Pakapyn

“Teremos um espaço de troca de experiências, bate papo com autoras e autores, lançamento de livros, intervenções artísticas, oficinas, narrativas acadêmicas, exposições, Feira de Empreendimentos Estudantis e economia criativa, exposições, tudo pensado por uma equipe de estudantes e professoras e da Educação Básica e do Ensino Superior, com muito zelo para a população itaberabense e do nosso território. Queremos proporcionar um ambiente literário, cultural e vivências formativas que muitas pessoas ainda não tiveram acesso, por isso parabenizo a Secult, a SEC e a Fundação Pedro Calmon, por este formato de descentralização e inclusão das Feiras Literárias nos 27 territórios de identidade da nossa Bahia! Aguardamos vocês”, acrescenta Kalypsa Brito.  

A FLICE foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n° 01/2024), através do Programa Bahia Literária, com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O edital é direcionado na modalidade fomento à execução de ações culturais, conforme Decreto Federal nº 11.453/2023, Política Estadual de Cultura Lei nº 12.365/2011, Plano Estadual de Cultura Lei nº 13.193/2014, Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei Estadual nº 13.559/2016) e Lei Federal nº 14.133/2021.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS