Últimas Notícias

Ação nacional arrecada mais de 98 mil absorventes e garante dignidade menstrual para cerca de 600 mulheres por um ano

foto: divulgação



Uma mobilização solidária, realizada por estudantes e colaboradores de instituições de ensino superior de todo o país, arrecadou mais de 98 mil absorventes, o que representa cerca de 7 mil ciclos menstruais adotados. O impacto da ação garante que aproximadamente 600 mulheres sejam assistidas durante um ano inteiro, contribuindo para a promoção da saúde, dignidade e combate à pobreza menstrual. A iniciativa foi promovida pelo Instituto Ela e Instituto Yduqs, em parceria com instituições das marcas Estácio, Ibmec, Wyden e IDOMED, com adesão em unidades por todo o Brasil. 


De acordo com a Fabiane Cerqueira de Almeida, coordenadora de Pesquisa, Extensão e Internacionalização da Estácio Gilberto Gil, o engajamento dos alunos e da comunidade foi fundamental para o sucesso da campanha. “Podemos dizer que o sucesso desta campanha se deu em grande parte a participação ativa dos docentes e discentes da instituição, que abraçaram a causa e ficamos felizes em participar de uma campanha com um foco necessário para todas as mulheres, através de um gesto coletivo pela causa”, afirmou.


É nosso dever, como educadores, formarmos cidadãos para transformarem o mundo, o tornando um lugar melhor.  Por isso, precisamos sim envolver a nossa comunidade acadêmica dando visibilidade a importantes campanhas como esta. Por meio desta ação, nossos alunos compreenderam o papel ativo que desempenham na construção de uma sociedade mais humana e empática”, comenta Rodrigo Araújo, reitor do UniRuy.


As fundadoras e presidentes do Instituto Ela, Sonia Colombo e Sandra Garcia, reforçam a importância do projeto. “O projeto Adote um Ciclo abre portas para a discussão sobre a saúde feminina, cuidados com a higiene íntima, além de incentivar as meninas e mulheres a realizarem exames preventivos, alertar sobre a gravidez precoce e infecções que comprometem a qualidade de uma vida saudável. Nossa gratidão a todos que se juntam a nós, entendendo essa problemática que afeta nossa sociedade, impedindo, inclusive, que muitas meninas deixem de ir para a escola nos dias em que não têm como se proteger do ciclo menstrual. Muitas mulheres ainda usam materiais inadequados, o que provoca infecções graves e pode gerar sérios problemas para sua saúde íntima. Vamos juntos mudar a sociedade, contando com os estudantes, líderes das universidades, empresas e escolas da educação básica, formando uma grande rede que adota ciclos menstruais e leva informação e conhecimento para quem necessita. Juntem-se a nós”, destacou Sandra.


“A educação tem o poder de transformar realidades – e essa mobilização mostra isso na prática. Ver nossos alunos, professores e colaboradores envolvidos em uma causa que promove informação, saúde e dignidade é algo que nos move. No Instituto Yduqs, nosso papel é justamente esse: impulsionar ações de impacto social que ajudem a construir uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todas”, afirma Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.


Os absorventes arrecadados serão destinados a organizações e projetos sociais que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade, entre elas: CCA Vista Alegre, Espaço Damascena, CCA Anhanguera, Capadócia, Mova Cantareira, Vozes Femininas, Mulheres do Jardim Icaraí, Associação F. Florypa é Amor, CCA Parque Mandy, Madre Tereza de Jesus, Instituto de Transformação Cidadã, CEDESP e Associação Amor Periférico Brás.


A campanha reforça o compromisso das instituições com pautas sociais relevantes, como o enfrentamento à pobreza menstrual e a promoção da dignidade. O resultado expressivo da arrecadação reflete o fortalecimento das parcerias entre as instituições de ensino e organizações da sociedade civil, como o Instituto Ela, referência na defesa dos direitos das mulheres e no combate à pobreza menstrual no Brasil.


Sobre o Instituto Ela

O Instituto Ela é uma organização da sociedade civil que desenvolve projetos para promoção da equidade de gênero, com foco no combate à pobreza menstrual e na ampliação de oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social.


Sobre o Instituto Yduqs

O Instituto Yduqs é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental que conecta organizações, comunidades e indivíduos, promovendo a inclusão social, a equidade e o desenvolvimento sustentável. Com mais de 300 projetos ativos e parceria com mais de 50 instituições, o Instituto já impactou mais de 1,5 milhão de pessoas. Entre suas ações de destaque estão o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, que combate o analfabetismo e fortalece o exercício da cidadania; além de projetos de combate à pobreza menstrual e iniciativas educativas que enfrentam o racismo estrutural.Por meio de ações nas áreas de educação, meio ambiente, saúde e desenvolvimento social, o Instituto Yduqs acredita na transformação da sociedade pela educação. Saiba mais em institutoyduqs.com.br



--
Camila Anjos
Assessora de Comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS