Jorge Araújo quer distribuição gratuita de sensores de glicose
Projeto do vereador contempla pacientes de 4 a 12 anos matriculados na rede pública municipal
Com o objetivo de promover mais qualidade de vida e segurança às crianças com diabetes, o vereador Jorge Araújo (PP) apresentou o Projeto de Lei nº 122/2025, que institui a distribuição gratuita de sensores medidores contínuos de glicose pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de 4 a 12 anos matriculadas na rede pública de ensino do município de Salvador.
A proposta visa beneficiar alunos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 1, que requerem acompanhamento frequente da taxa de glicose para evitar complicações graves, como crises de hipoglicemia e hiperglicemia.
Como explica o vereador, o uso contínuo desses sensores oferece monitoramento em tempo real, maior autonomia e segurança para os pequenos, além de representar alívio para pais e responsáveis.
“O projeto não apenas contribui para a saúde das crianças, mas também para sua permanência na escola, reduzindo a evasão escolar e permitindo que elas tenham um desenvolvimento mais pleno e seguro”, destacou o vereador Jorge Araújo.
De acordo com a proposta, o fornecimento dos sensores será feito mediante prescrição médica, com comprovação da necessidade por profissionais da rede municipal de saúde. A gestão e fiscalização da iniciativa ficarão a cargo das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.
O projeto, que segue em tramitação na Câmara Municipal de Salvador, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
------------------------------
Parlamento Jovem
finaliza inscrições
Projeto da Câmara estimula a cidadania estudantil por meio da vivência no processo legislativo
A 3ª edição do Parlamento Jovem concluiu o processo de inscrição dos estudantes. O projeto da Câmara Municipal de Salvador visa promover o protagonismo estudantil e a participação cidadã, por meio de atividades focadas no desenvolvimento pessoal, na compreensão de direitos e deveres, na elaboração de propostas e na atuação ética na sociedade. A iniciativa é realizada pela Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis e coordenada pela vereadora Marta Rodrigues (PT).
Os 43 selecionados (número equivalente ao total de vereadores da Casa) serão contemplados com a experiência de uma jornada parlamentar no Legislativo municipal, vivenciando o funcionamento dos poderes públicos e suas responsabilidades como jovens parlamentares.
Segundo a vereadora Marta Rodrigues, “a cidadania se conquista a partir do conhecimento como ferramenta principal de mudança e defesa da democracia”.
Criado por iniciativa da própria vereadora, o projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência concreta de cidadania e do funcionamento da democracia, por meio da participação direta nas atividades do Legislativo soteropolitano.
Ao longo de uma semana, os jovens selecionados têm a oportunidade de se aprofundar nas funções dos vereadores e nas rotinas da Câmara Municipal. Nesse período, participam de oficinas com conteúdos legislativos, que os preparam para concluir o programa com êxito durante a Sessão Final de Diplomação dos Jovens Vereadores.
------------------------------
André Fraga inicia ciclo de palestras pelo interior da Bahia
Caravana pela COP 30 promove debates sobre justiça climática e sustentabilidade com comunidades locais
Com o tema “Justiça Climática e Sustentabilidade a Caminho da COP 30”, o vereador André Fraga (PV) inicia um ciclo de palestras pelo interior da Bahia em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA).
A iniciativa, batizada de “Caravana pela COP 30”, procura fortalecer o diálogo sobre a crise climática a partir da realidade dos territórios baianos, promovendo educação ambiental, engajamento popular e valorização de soluções locais.
A caravana propõe refletir sobre como cidades e comunidades do interior do estado podem assumir um papel protagonista na transição ecológica justa, destacando a relevância estratégica do Nordeste na agenda climática global. Os encontros envolvem estudantes, agricultores, lideranças comunitárias e empresariado local, criando pontes entre conhecimento técnico e saberes populares.
Segundo Fraga, “a crise climática não é um problema distante, já está impactando a vida das pessoas, principalmente nas periferias e nos territórios mais vulneráveis e, a Caravana pela COP 30 é um convite à escuta e à construção coletiva: queremos fortalecer as vozes locais, valorizar os saberes do interior e mostrar que o Nordeste tem muito a contribuir para uma transição ecológica justa. É hora de democratizar a pauta climática e garantir que ninguém fique de fora dessa transformação”.
As primeiras atividades da Caravana acontecem nos dias 31 de julho, quinta-feira, em Senhor do Bonfim, na sede da Associação Comercial e Agrícola (Aciasb), às 15h; 1º de agosto, sexta-feira, em Juazeiro, no auditório do Senai, às 08h30; e 3 de agosto, domingo, em Jaguarari, no Clube Vale do Curaçá, às 09h30.