Últimas Notícias

BOLETIM CÂMARA SALVADOR: Câmara de Salvador marcará presença no desfile do 2 de Julho




Presidente Carlos Muniz e colegas vereadores estarão na concentração para o desfile, às 7h, no Largo da Lapinha


Com o tema: “Eu sou o 2 de Julho”, celebrando os 202 anos da Independência do Brasil na Bahia e a resistência do povo baiano, o desfile cívico de 2025 contará, mais uma vez, com a participação da Câmara Municipal de Salvador. Ao lado de colegas vereadores, o presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), representará o Legislativo Municipal, nesta quarta-feira (2), a partir das 7h, no Largo da Lapinha. 

“Por mais um ano, vamos às ruas celebrar uma data considerada máxima para a Bahia e uma das mais especiais para o Brasil, levando em consideração que, mesmo com a declaração de independente, em 1822, o Brasil ainda precisava se livrar das tropas portuguesas que persistiam em continuar em algumas províncias. Então, foi no 2 de Julho de 1823, que o Brasil consolidou, de fato, sua independência”, destacou Carlos Muniz. 

A programação no Largo da Lapinha começa na alvorada com queima de fogos, às 6h, anunciando a abertura das celebrações pela data magna da Bahia. Às 8h, as autoridades participam do início da cerimônia de hasteamento de bandeiras, execução do Hino ao 2 de Julho e colocação de flores no monumento ao General Labatut, na preparação para a saída dos carros do Caboclo e da Cabocla, às 9h.

O desfile cívico contará com a participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras, filarmônicas e grupos populares, percorrendo da Lapinha até a Praça Thomé de Souza. O trajeto será palco do Concurso de Fachadas decoradas e de paradas para homenagens aos heróis da Independência e a instituições históricas como o Convento da Soledade e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

A primeira etapa do desfile termina em frente à Câmara Municipal de Salvador, onde os carros do Caboclo e da Cabocla são recolhidos ao caramanchão da Praça Thomé de Souza.


Segunda parte do desfile


Pela tarde, às 13h30, o cortejo será retomado pela Avenida Sete de Setembro, com a participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, fanfarras municipais e estaduais, com breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

Às 15h, ocorre a cerimônia cívica no 2º Distrito Naval e, às 16h, cerimônias cívicas no Campo Grande com a chegada dos carros dos Caboclos; hasteamento das bandeiras por autoridades; execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica; colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho por autoridades; acendimento da pira do Fogo Simbólico; execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/BA e banda de música Wanderley, da Polícia Militar da Bahia.

As celebrações do dia serão encerradas com o Encontro de Filarmônicas sob a regência do maestro Fred Dantas, das 17h30 às 21h30.

Organizada pela Fundação Gregório de Mattos, a programação cultural segue na Praça do Campo Grande até o dia 5 de julho. No dia 3, às 18h, apresentação do Coral da Cidade do Salvador e a realização do Baile da Independência, às 19h, com a orquestra do maestro Fred Dantas. Na sexta-feira (4), às 19h, show do cantor Gerônimo.

No sábado (5), o dia será encerrado com a volta dos Caboclos do Campo Grande ao Pavilhão da Lapinha, às 18h.


Importância histórica


O 2 de Julho celebra a Independência do Brasil na Bahia, em 1823, marcando o fim de um período de 17 meses de conflito entre as tropas brasileiras e portuguesas na então província da Bahia, após a proclamação da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. 

A data guarda grande simbolismo para a Bahia, reforçando que o povo baiano não se rendeu às tropas portuguesas e permaneceu lutando por liberdade.



---------------------------
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR 
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS