Veleiros e saveiros sairão da Marina da Penha,
na Ribeira, rumo à Marina de Itaparica
As águas da Baía de Todos-os-Santos ganham um colorido especial neste sábado (12), com a realização do III Festival Náutico Maria Felipa. O evento movimenta a Ilha de Itaparica com uma programação intensa, que une esporte, lazer, cultura e sustentabilidade, voltada a moradores e visitantes.
O festival integra o calendário de esportes náuticos da Bahia em comemoração à Independência do estado e presta homenagem à itaparicana Maria Felipa de Oliveira, heroína histórica da luta dos baianos pela expulsão das tropas portuguesas.
Nesta edição, o evento passa a adotar o Selo Lixo Zero – Regata Sustentável, garantindo a destinação correta de todos os resíduos gerados e eliminando o uso de plásticos descartáveis, como copos, pratos, canudos e talheres.
A programação começa às 8h30 com um café da manhã para convidados na Marina da Penha, em Salvador, seguido por palestras com Joana Kalid, da empresa Compostar, especializada em gestão de resíduos e ações sustentáveis, e com o historiador e pesquisador Rafael Dantas, que abordará aspectos históricos da independência baiana e da trajetória de Maria Felipa.
Largada e premiação
A partir das 13h, veleiros de oceano e saveiros iniciam a travessia em direção à Ilha de Itaparica. A previsão é que as primeiras embarcações cheguem por volta das 16h, com desembarque previsto a partir das 17h, na Marina de Itaparica.
Os velejadores serão recepcionados com apresentações culturais da cidade e uma feijoada de confraternização. A cerimônia de premiação acontece às 20h, com entrega de troféus aos três primeiros colocados de cada classe. Na sequência, o público poderá curtir o show da banda Tio Elétrico, encerrando o dia em clima festivo.
Cultura, artesanato e turismo
Desde sua primeira edição, o Festival Náutico Maria Felipa tem como um de seus pilares a valorização da cultura local. Durante todo o sábado, dezenas de artesãs de Itaparica irão expor e comercializar seus produtos no espaço do evento.
Além de dar visibilidade à produção artesanal da ilha, a feira representa uma importante oportunidade de geração de renda para as trabalhadoras da economia criativa.
Mais do que uma celebração simbólica, o festival reafirma o potencial da Baía de Todos-os-Santos como um polo estratégico do turismo náutico. Ao movimentar embarcações, visitantes e parceiros, o evento aquece diversos setores da economia local, como hotelaria, alimentação, transporte, comércio e serviços.
Eventos como esse funcionam como porta de entrada para novos visitantes, fortalecendo o turismo náutico como vetor de desenvolvimento econômico e sociocultural para a Bahia.
"O Festival Náutico Maria Felipa é muito mais do que um evento esportivo, é uma celebração da nossa história, da força de Maria Felipa e da identidade do povo itaparicano. Além de valorizar a cultura local, o evento impulsiona o turismo náutico, aquece a economia da cidade e projeta Itaparica como destino estratégico na Baía de Todos-os-Santos", destaca o prefeito.