![]() |
Foto: @artemsheldr |
Um vulcão entrou em erupção pela primeira vez em cerca de 500 anos na península de Kamchatka, no leste da Rússia, segundo a agência estatal RIA e cientistas. A atividade vulcânica pode estar relacionada ao terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o extremo leste da Rússia na última quarta-feira (30), provocando alertas de tsunami em vários países do Pacífico. A erupção recebeu código de aviação laranja, indicando risco elevado para aeronaves.
Imagens divulgadas pela mídia estatal russa mostram uma imensa coluna de cinzas sendo expelida do vulcão Krasheninnikov, que, segundo o Programa Global de Vulcanismo do instituto americano Smithsonian, havia entrado em erupção pela última vez em 1550.
Segundo o Ministério de Situações de Emergência da Rússia, as cinzas atingiram uma altitude de 6 mil metros. “A pluma está se espalhando para leste a partir do vulcão em direção ao Oceano Pacífico. Não há áreas povoadas ao longo de seu trajeto, e não foi registrado depósito de cinzas em localidades habitadas”, disse a pasta.