Carlos Muniz participa de homenagem a Antonio Honorato
Conselheiro aposentado recebeu do TCE a Medalha Ruy Barbosa, mais alta honraria da Corte de Contas da Bahia
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), compôs a mesa da cerimônia de homenagem feita pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) ao conselheiro aposentado Antonio Honorato de Castro Neto. Na manhã desta sexta-feira (8), Honorato recebeu a Medalha Ruy Barbosa, mais alta honraria concedida pela Corte de Contas da Bahia.
A cerimônia, no auditório Conselheiro Lafayette Pondé, foi conduzida pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio. A Medalha Ruy Barbosa é a mais alta honraria concedida pela Corte de Contas da Bahia e é entregue a personalidades ou instituições que se destacaram por relevantes serviços prestados ao estado da Bahia. Antonio Honorato se afastou da função de conselheiro do TCE no dia 27 de julho, após completar 75 anos de idade.
“Hoje, o TCE presta uma homenagem mais que justa e merecida. Em todas as funções que desempenhou na extensa vida pública, Honorato, que já foi presidente desta Corte de Contas, sempre foi referência em dedicação e competência, além da sua notável capacidade de diálogo e boa relação com quem convive”, disse Carlos Muniz.
Antonio Honorato nasceu em Salvador, mas foi para o município de Casa Nova, às margens do Rio São Francisco, quando ainda era bebê. Filho de Adolfo Viana de Castro e Altair de Castro, é casado com Italva Maria Almeida Castro, com quem teve dois filhos, Adolfo Neto (deputado federal pelo PSDB) e Mariana.
Trajetória
Antonio Honorato foi chefe de Orçamento de Obras do Departamento de Viação da Bahia (1977), diretor da Inspetoria Financeira da Vice-Governadoria (1979). Eleito deputado estadual pelo Partido Democrático Social (PDS), 1983-1987; reeleito Constituinte pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), 1987-1991, 1991-1995 e pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), 1995-1999 e 1999-2003. Na condição de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, assumiu interinamente o Governo do Estado em janeiro/fevereiro de 1998 e outubro de 1998.
Renunciou ao mandato de deputado estadual para tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (2000). Foi vice-presidente do TCE, de 2002 a 2006, e presidente de 2006-2008. Eleito novamente vice-presidente do TCE para os biênios 2010-2011, 2022-2023 e 2024-2025. Foi ainda corregedor e diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa.
------------------------------
Ireuda Silva destaca importância da Lei
Maria da Penha que completa 19 anos
Vereadora alerta para a persistência da violência doméstica contra a mulher
A vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, destacou, no dia 7, a importância da Lei Maria da Penha e reforçou a necessidade de seu fortalecimento contínuo. A lei, que completou 19 anos desde a sua promulgação, é considerada um marco no combate à violência contra a mulher.
Aprovada em 2006, a legislação criou mecanismos para coibir e prevenir diversas formas de violência doméstica e familiar, oferecendo proteção às vítimas e responsabilizando os agressores. Apesar dos avanços, Ireuda alerta que os números seguem alarmantes: segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é vítima de violência a cada quatro minutos no país.
“A Lei Maria da Penha representa uma conquista histórica das mulheres brasileiras. Ela trouxe visibilidade ao problema, punições mais severas e uma rede de proteção que salvou e continua salvando vidas. No entanto, a violência doméstica ainda é uma realidade cruel e persistente, que precisa ser enfrentada com políticas públicas eficazes, investimentos e educação desde a base”, afirmou Ireuda.
Autora de importantes iniciativas voltadas à proteção da mulher em Salvador, Ireuda cita projetos como a Patrulha Guardiã Maria da Penha, da Guarda Municipal, e o Programa Nova Fase, que reserva vagas de estágio e aprendizagem para filhas de mulheres vítimas de violência.
“São ações que mostram que é possível transformar dor em oportunidade. Mas é preciso ir além: fortalecer os canais de denúncia, garantir o acolhimento psicológico e combater o ciclo da violência com firmeza. Celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha é também reafirmar nosso compromisso com a dignidade e a liberdade de cada mulher”, concluiu.
------------------------------
Aladilce Souza prestigia
o 1º Fórum Forró de Raiz
Vereadora defende incentivo e valorização dos artistas do gênero
Autora do projeto que deu origem à Lei da Zabumba, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) prestigiou, na noite do dia 7, a solenidade de abertura do 1º Fórum Forró de Raiz Bahia 2025, promovido pela Associação Asa Branca, na Biblioteca Pública dos Barris. Aclamada por todos os oradores como incentivadora das tradições nordestinas, ela lamentou a falta de recursos para o segmento e a dificuldade de remuneração dos artistas que vivem da música.
Aladilce parabenizou, entre outros organizadores do evento, Joana Alves e Marizete Nascimento, respectivamente coordenadoras nacional e estadual do Fórum. “A gente vê artistas de outros gêneros musicais entrando e tomando lugar dessa que é a nossa pérola, o patrimônio que faz a nossa alma. Então, precisamos de incentivo para manter a tradição”, declarou, apoiando a campanha pelo reconhecimento do forró como patrimônio da humanidade. A campanha será lançada em setembro, na França, com a presença do secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, que também participou da abertura do Fórum.
Aladilce destacou que o 1º Fórum Forró de Raiz Bahia 2025 foi viabilizado graças a emendas parlamentares dos deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida (ambos do PCdoB). A deputada estadual Fátima Nunes (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa, também marcou presença, ao lado de dezenas de forrozeiros baianos e de outros estados do Nordeste, como Adelmário Coelho, Del Feliz e Cicinho de Assis.