Últimas Notícias

SALVADOR: Ocupação CBX leva oficinas culturais gratuitas para a Cidade Baixa



 

Foto: Divulgação

Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS

 

Admiradores da música terão a oportunidade de participar da Oficina de Canto Coral, ministrada pelo barítono e integrante do Núcleo de Ópera da Bahia, Carlos Morais, na manhã e início da tarde do próximo domingo (3). A oficina gratuita será realizada das 9h às 13h no Espaço Cultural Alagados, na Rua Silvino Pereira, no fim de linha do Uruguai. Qualquer pessoa interessada, com idade a partir de 18 anos, pode se inscrever por meio do Sympla (https://encurtador.com.br/XnsvD) ou pessoalmente na bilheteria do espaço cultural.

 

Os participantes terão contato com a técnica vocal e passagem de repertório. O cantor lírico que conduzirá a atividade conta que o público adora a atividade. As duas últimas oficinas ministradas, por exemplo, tiveram lotação máxima – uma grande oportunidade para os moradores verem este tipo de atração que, normalmente, é realizada em outros locais da cidade.

 

“Ter uma movimentação cultural e musical na Cidade Baixa traz para as pessoas uma sensação de identificação com a região onde moram. Apesar de a localidade ser um ponto turístico onde se tem muita música, onde a cultura é efervescente, nem sempre há espaços onde se possa fazer essas atividades. Então as oficinas são boas para deixar esse lugar mais ativo com a produção de cultura”, opina Morais.

 

Ocupação CBX – A oficina de Canto Coral faz parte da Ocupação CBX, um projeto desenvolvido pelo Território Sirius, com apoio financeiro da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura de Salvador, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Diversas oficinas culturais serão realizadas até o dia 10 de agosto, com artistas da Cidade Baixa e em espaços situados na região, a exemplo do Centro Cultural Sesi Casa Branca, Espaço Cultural Alagados, Colégio Estadual Costa e Silva e Biblioteca Municipal Reitor Edgard Santos. As atividades foram contempladas pelo edital Territórios Criativos – Ano II, elaborado pela FGM.

 

“A Ocupação CBX reafirma o compromisso da FGM em incentivar projetos que descentralizam o acesso à cultura e valorizam os talentos locais. A oficina de Canto Coral, conduzida por Carlos Morais, é um exemplo potente de como a arte pode criar espaços de encontro, escuta e formação, especialmente em territórios como o do Espaço Cultural Alagados, onde o protagonismo comunitário pulsa com força”, destaca o gerente de Artes e Fomento da FGM, Talis Castro.

 

Programação – Além da oficina de Canto Coral, o projeto Ocupação CBX está com inscrições gratuitas abertas para a Oficina de Teatro Físico, conduzida pelo ator-performer, autor, diretor, professor, produtor e idealizador do Território Sirius, Fábio Vidal. A oficina ocorrerá no Espaço Cultural Alagados, no próximo sábado (2), das 9h às 13h.

 

No mesmo dia, à tarde, das 14h às 18h, o dançarino, coreógrafo, músico e professor Paco Gomes conduzirá a oficina GriotLab para a melhor idade, com o objetivo de criar uma narrativa pessoal e coletiva a partir do resgate da memória através do movimento. Voltada para o público com idade a partir de 40 anos, a oficina ocorrerá no Centro Cultural Sesi Casa Branca, na Avenida Caminho de Areia.

 

No domingo, no turno vespertino, também será possível participar da oficina Poética do Cardume, que brinca com o tempo, com o espaço e o movimento, utilizando o corpo como principal instrumento de aprendizado e composição. A oficina será conduzida pelo dramaturgo Caw Bonfim no Colégio Estadual Costa e Silva, no Largo da Madragoa, na Ribeira, das 14h às 18h.

 

No sábado (9), a Cia Teatral Gruporacaso e Luiz Antônio conduzem a oficina “Quattro: teatro, ritual, performance e vida” no Espaço Cultural Alagados, das 9h às 13h. No mesmo dia, Jorge Galvão, um dos líderes da Capoeira Angola, conduz uma oficina da arte baiana no Colégio Estadual Costa e Silva. No domingo (10), das 9h às 13h, a atriz, cantora e compositora Sandra Simões realiza a oficina Canto e Interpretação no Espaço Cultural Alagados.

 

A programação do projeto Ocupação CBX se encerra no dia 13 com uma visita à Estação Ciência do Sesi Casa Branca, das 14h às 17h. A visitação é gratuita e não tem classificação de idade.


Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS