Últimas Notícias

Primeiro dia da Maratona Salvador 2025 reúne milhares de corredores na Boca do Rio para provas de 5 km e 10 km











Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Reportagem: Nilson Marinho / Secom PMS

 

A orla da Boca do Rio recebeu, neste sábado (20), o primeiro dia da Maratona Salvador 2025, que chega à sua 7ª edição se consolidando como a maior corrida de rua da capital baiana e uma das maiores do Brasil. Quase 12 mil atletas de diferentes estados do país e até mesmo do exterior participam da competição que, neste ano, traz uma novidade: pela primeira vez, foi dividida em dois dias.

 

Neste sábado, por exemplo, foram disputadas as provas de 5 km e de 10 km, enquanto no domingo serão realizadas as distâncias de meia-maratona (21 km) e maratona (42 km). A largada aconteceu na Arena O Canto da Cidade. Entre os participantes esteve o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, que correu os 10 km e completou a prova em 52 minutos, melhorando o tempo de 55 minutos obtido no ano passado.

 

“Mais uma Maratona Salvador e mais um verdadeiro sucesso! Muita gente, mais de 12 mil pessoas de todos os lugares do Brasil se inscreveram para participar. Essa é uma prova importantíssima para consolidar o calendário de eventos esportivos da nossa cidade, gerando renda para a população. Este ano, completei os 10 km em 52 minutos e, na próxima, quero baixar dos 50 minutos”, afirmou Bruno Reis.

 

A prova é realizada pela MP3 Produções, especializada em corridas de rua, e tem o apoio institucional da Prefeitura através da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Presidente do órgão, Isaac Edington celebrou o sucesso da 7ª edição da corrida e comentou sobre a sua consolidação no calendário esportivo da capital baiana. Além disso, anunciou novidades para a edição de 2026.

 

“Estamos realizando, mais uma vez, a maior maratona do Norte e Nordeste, com quase 12 mil participantes. É uma das provas que mais cresce no Brasil, certificada pela World Athletics (entidade internacional do atletismo), feita com rigor técnico, mas também com a nossa cara: música, cultura e shows ao longo do caminho. Amanhã teremos a Banda Eva e, hoje, Daniel Vieira já se apresentou. E posso confirmar: em 2026, teremos a Corrida do Corre Carnaval, no dia 1º de fevereiro, aqui em Salvador”, afirmou Isaac Edington.

 

A Maratona Salvador integra a programação oficial do Festival da Primavera, que ao longo de setembro movimenta a cidade com esporte, cultura e arte. A largada das provas de 21 km e 42 km neste domingo (21) estão marcadas para as 5h10, no caso da categoria Elite; 5h15 para o público PCD e 5h20 para o público geral.

 

Para garantir segurança e conforto aos competidores, a Prefeitura realiza um conjunto de ações antes, durante e depois da Maratona Salvador, envolvendo áreas como saúde, limpeza urbana, trânsito e transporte público. O titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, por exemplo, participou da corrida e falou sobre o trabalho da pasta.

 

“Temos uma operação complexa, com o fechamento da Via Célia Fontenelle desde sexta até domingo e a atuação de mais de 100 agentes de trânsito e transporte. Foram disponibilizados pontos especiais para táxis e aplicativos, além da chegada principal pela Avenida Simon Bolívar e um bolsão de estacionamento no Centro de Convenções, com 780 vagas, para dar acesso aos atletas”, explicou Pablo Souza.

 

Resultados - No primeiro dia, também foram conhecidos os vencedores da prova de 5 km. No feminino, Raimunda Jesus dos Santos Lima venceu com o tempo de 17min39s, seguida por Stefany dos Santos Ribeiro (17min43s) e Kamila Alexia da Silva (18min17s). Já no masculino, o campeão foi Heberty da Silva Almeida, com 14min23s, tendo Jonas Soares Dionizio Alves (14min42s) e Jonatas Natanael Passos da Silva (14min55s) completando o pódio.

 

Já nos 10 km, o feminino teve como campeã Karen Santana Barreto (38min01s), com Carla Santana Alves de Amorim (39min59s) em segundo e Maria Cleudize Bomfim da Silva (40min13s) em terceiro. No masculino, a vitória foi de Bruno da Silva Santos do Nascimento (30min58s), seguido por Harytson Wesckley (31min52s) e João Pedro Encarnação de Amorim (32min09s).

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS