Últimas Notícias

‘Mercado de cotas náuticas tem democratizado acesso à Baía de Todos-os-Santos’, diz especialista







Segmento tem impulsionado eventos náuticos, empregos e o turismo na região

Maior enseada navegável do país e segunda maior do mundo, a Baía de Todos-os-Santos, tem vivido um momento de expansão turística e econômica nos últimos 5 anos, devido à crescente atividade náutica. Especialista no segmento, o empresário Rodrigo Lichotto aponta que essa efervescência está associada ao crescente e novo mercado de compra compartilhada de embarcações, as chamadas cotas náuticas, ao turismo náutico e a uma mudança de paradigma: “o que antes era para poucos, agora está se democratizando”.  

“É uma mudança de cultura, uma mudança de hábitos. Poucos exploravam a Baía de Todos-os-Santos, no passado, apenas aqueles que tinham uma lancha ou uma ilha particular. Hoje, isso se democratizou. Com uma quota naútica, por exemplo, ou com a elevada oferta de passeios, esportes e eventos náuticos, é possível conhecer e experimentar essa região de riqueza natural, histórica e gastronômica peculiar”, pondera Lichotto, CEO da Nova Náutica, empresa pioneira em cotas para Jet Ski na Bahia.

O empresário explica que esse mercado de cotas, em ascensão, vai além do conceito de multipropriedade. “Com menos investimento e mais estrutura, navegar se tornou realidade para quem antes só imaginava. A cota não é sobre dividir uma lancha ou um Jet Ski, não é apenas o bem material, é sobre multiplicar experiências”, contextualiza.

“A Baía de Todos-os-Santos possui 56 ilhas, águas calmas, mais de 100 restaurantes, aproximadamente 800 lanchas e 3,5 mil jets em atividade. Há muito potencial a ser explorado e toda essa recente popularização das atividades náuticas, seja com eventos regionais e internacionais, passeios ou o acesso às cotas de lanchas e jets, tem aquecido também o turismo, a gastronomia, gerando emprego e renda”, afirma Rodrigo Lichotto.

Além da atuação da iniciativa privada, e entrega de marinas e postos de combustível em atividade, Lichotto explica que ações do poder público também têm propiciado essa consolidação como polo náutico: “Temos eventos como Salvador Boat Show, Congresso Náutico da Bahia, Copa Z6, mas também a criação da Secretaria Especial do Mar, pela Prefeitura de Salvador, para estruturar políticas de economia azul. E ainda a destinação de quase R$ 400 milhões, pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Governo do Estado, para modernizar marinas, qualificar mão de obra e fomentar o setor”.

Segurança no mar

Líder no mercado baiano e com uma cartela ativa de mais de 600 clientes e a gestão de 92 embarcações, a empresa de Rodrigo aposta no potencial de conectividade econômica da Baía-de-Todos os Santos e defende que o segmento de cotas náuticas tem contribuído para ampliar esse acesso, diversificar o público e movimentar toda a cadeia produtiva do segmento.

O empresário ressalta ainda a atenção à segurança da atividade marítima, sobretudo neste período das festas de final de ano e chegada do verão. “Viabilizamos o acesso, acompanhando todo o processo de habilitação náutica e treinamento dos novos pilotos, para jet ski e lancha. Temos mais de 10 anos de experiência no setor, instrutores especializados, credenciados e já formamos mais de 400 alunos em Salvador”, diz.


Dois Assessoria de Imprensa
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS