![]() |
| imagem ilustrativa google |
Em um ato que levanta alertas sobre a gestão dos recursos da educação, a Agente de Contratação da Prefeitura de Nazaré, Sara Jesus de Freitas da Silva, oficializou o cancelamento do Pregão Eletrônico SRP nº 006/2026. O processo, vital para o ano letivo em curso, visava a aquisição parcelada de gêneros alimentícios para alunos da rede municipal.
A decisão, publicada na Edição nº 4058 do Diário Oficial, alega "inconsistências no sistema durante a disputa". O edital atenderia desde creches e pré-escola até o Ensino Fundamental, EJA e o AEE (Atendimento Educacional Especializado).
O cancelamento de um processo dessa magnitude, por falhas sistêmicas, gera questionamentos sobre o planejamento da gestão e a garantia de que não haverá desabastecimento nas unidades escolares.
O Pirôpo News, exercendo seu papel constitucional, reafirma que a fiscalização de editais públicos é um direito inalienável. Amparamo-nos no Artigo 220 da Constituição Federal, que estabelece que "a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição".
Além disso, nossa atuação é protegida pela ADPF 130 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) do Supremo Tribunal Federal, que consolidou a plena liberdade de imprensa no Brasil, vedando qualquer tipo de censura prévia ou embaraço ao jornalismo que busca a verdade sobre os atos da administração pública.
Transparência é o Caminho
Não basta cancelar; é preciso agilidade e transparência na republicação. O estômago dos alunos de Nazaré não pode esperar por "ajustes de sistema". Seguiremos cobrando que os recursos destinados à alimentação escolar cheguem, de fato, ao prato de quem estuda.
Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Nazaré não havia anunciado a nova data para o certame.


.png)
