Últimas Notícias

Mulheres dedicam o dobro de horas a tarefas domésticas do que homens

Mulheres dedicam o dobro de horas a tarefas domésticas do que homens
Foi divulgado nesta sexta-feira (26) a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) referente a outras formas de trabalho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estudo apresenta a quantidade de horas que brasileiros dedicam realizando atividades domésticas e cuidado com pessoas, sendo maior entre mulheres do que homens.

"Às vezes, a mulher está cozinhando e olhando o filho. Ou o homem está fazendo alguma coisa e estudando com o filho", explicou a economista Maria Lúcia Vieira, gerente da PNAD à Agência Brasil.


A pesquisa revela que a taxa de realização de afazeres domésticos no próprio domicílio ou na casa de parente foi maior em 2018 para as mulheres, tanto ocupadas (95%), como não ocupadas (90%), do que para homens ocupados (82,6%) e não ocupados (70,7%).


Analisando a faixa etária, pessoas de 25 a 49 anos de idade, considerada bem inserida no mercado de trabalho fazem mais atividades domésticas. Em 2018, essa faixa etária apresentou taxa de 89,4% no país. O número foi bem elevado também para pessoas com 50 anos ou mais (86,2%), caindo para o grupo de 14 a 24 anos de idade (76,4%).


Com relação aos estados, a menor diferença no percentual de homens e mulheres fazendo serviços domésticos, está no Amapá e Distrito Federal, com 6% e 6%, respectivamente. 


O DF tem a maior média de realização de afazeres domésticos, com 85,6%, tendo relação com  grau de escolaridade, idade e renda. "Quanto mais escolarizado, mais afazeres domésticos faz. E essa é uma região bastante escolarizada", comenta Maria Lúcia Vieira.

G1
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS