Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SAJ: Vereador Dui Souza tem celular rackeado após ser vítima de golpe do WhatsApp


Você já ouviu falar no ‘golpe da festa ou do almoço vip’? Se ele ainda não chegou até você, atenção redobrada agora. Nos últimos meses o novo golpe foi denunciado por famosos e está fazendo vítimas em Santo Antônio de Jesus também. O objetivo final dos criminosos é roubar contas no WhatsApp para a prática de extorsões.
O vereador Dui Souza (PPS) foi a mais nova vítima. Em contato com a Recôncavo FM, o edil falou sobre o assunto e fez um alerta, “infelizmente fui vítima desse golpe. Recebi uma ligação de Brasília onde recebi um convite para um evento; um almoço com integrantes de partido e acreditei”, disse Dui.
Ainda de acordo com o parlamentar, após clicar em um link teve o aplicativo de mensagem tomado por um racker, “fica uma dica para quem por ventura for mais uma vítima, existe como coibir essas ações daqueles que ganham a vida em dar golpes, ativem a notificação disponível no aplicativo”, completou. Além do vereador Dui Souza, um funcionário da Secretaria da Cultura do município também foi exposto pelos criminosos.
Mas como o golpe funciona?
Uma pessoa entra em contato por telefone com vítima em potencial informando que o famoso “X” está organizando um evento (festas ou shows) e que existe um convite VIP disponível. Com a promessa de garantia desse convite, a pessoa do outro lado da linha diz que um código SMS será enviado para o celular em questão e a vítima precisa informar os números recebidos no mesmo instante.
É nesse momento que o golpe se consolida.
O código enviado pelo(a) criminoso(a) é na verdade número de segurança de ativação do WhatsApp. Em posse dele, a conta da pessoa afetada é sequestrada e o perfil deixa de funcionar no celular dela. Os criminosos passam então a ter acesso a todos os contatos, conversas, fotos e arquivos da vítima.
Você já ouviu falar em autenticação em dois fatores?
O recurso pode ser configurado dentro do próprio WhatsApp e funciona como uma camada a mais de segurança. Mesmo que uma pessoa obtenha o código de verificação SMS, ela vai precisar inserir também uma senha de seis dígitos criada pelo seu dono durante a configuração. Ou seja, só sabendo essa informação para conseguir roubar o seu perfil. As vítimas que não chegaram a criar essa senha acabam impedidas pelos golpistas de recuperar suas contas mais facilmente, já que os criminosos acabam criando uma sequência numérica que só eles vão saber.
Redação: Blog do Valente/Informações

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS