Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Módulos de saúde no Carnaval terão testes rápidos para infarto e arboviroses

Módulos de saúde no Carnaval terão testes rápidos para infarto e arboviroses
Dez dos 11 módulos de saúde instalados pela Prefeitura nos circuitos do Carnaval vão ter serviço inédito de realização de testes rápidos para detecção do infarto e das arboviroses – dengue, zika e chikungunya. Além disso, a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) terão um material de peso: um estoque de 11 milhões de preservativos que serão disponibilizados em pontos estratégicos da folia, além dos testes rápidos para identificação de HIV/Aids e sífilis.

Antes da coletiva aos jornalistas, a comitiva municipal vistoriou o módulo de saúde Farol da Barra, instalado na Rua Professor Lemos de Brito e que é uma das maiores unidades disponibilizadas para a folia. Do tipo IV, possui 20 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, inclusive aqueles que necessitarem de cirurgia bucomaxilofacial, além da retaguarda do Samu 192 e das emergências e hospitais.

De acordo com o prefeito, o objetivo desses módulos é dar a primeira assistência a qualquer intercorrência de saúde que aconteça, inclusive com sala de estabilização para os casos mais graves que, depois, serão encaminhados para as unidades municipais de pronto atendimento ou para os hospitais da cidade. “O que importa é que toda a mobilização na saúde está organizada para dar o máximo de segurança e proteção ao folião que vai curtir o Carnaval de Salvador”, afirmou ACM Neto.

Os postos estão localizados: no Circuito Batatinha (Pelourinho), com cinco leitos, na Praça do Terreiro de Jesus, em frente à Faculdade de Medicina da Ufba – este é o único que não terá teste rápido para infarto. No Circuito Osmar (Centro), são quatro módulos: os da Montanha, do Politeama e do TCA, com dez leitos cada; e da Piedade, com 20 leitos.

No Circuito Dodô (Barra/Ondina), além do módulo de saúde Farol da Barra, os foliões também vão poder buscar atendimento nas unidades Shopping Barra e Morro do Gato, com dez leitos cada; Sabino Silva, com 15 leitos; e Ademar de Barros, com 20 leitos. No total, são 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis.

Para garantir assistência da população presente no Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contará com cerca de 1,5 mil profissionais durante o período da folia. Será montada uma estrutura de dez módulos assistenciais funcionando 24 horas nos circuitos oficiais da festa.
Fotos: Valter Pontes / Secom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS