Últimas Notícias

Ilha dos Frades é listada como tesouro turístico em guia do portal Metropóles

Ilha dos Frades é listada como tesouro turístico em guia do portal Metropóles

A série Brasil na Rota, do portal Metrópoles, listou, neste mês de janeiro,  a Ilha dos Frades como um dos destinos turísticos a serem explorados fora dos tradicionais itinerários de Salvador. A publicação destaca a ilha como ideal para um dia ou pernoite, reforçando a exuberante beleza local, arquitetura histórica e a vegetação abundante. Segundo a publicação, “a queridinha dos soteropolitanos, ainda menos conhecida pelo fluxo turístico massivo de outros estados, é a pedida ideal para quem busca calmaria e sossego sem sair da capital”.

 

O destino possui a forma de uma estrela de quinze pontas, com belas paisagens que incluem praias, lagos, cachoeiras, montanhas, coqueirais e Mata Atlântica bem preservada. Além do momento “pé na areia”, a Ilha dos Frades tem pousadas e restaurantes com direito às delícias típicas da capital do dendê e, como não poderia faltar, arquitetura histórica.

 

Sobre a história, o guia destaca que o título Ilha dos Frades, que, segundo a memória popular, vem de um grupo de Frades que naufragou na Baía, e nadando, conseguiu alcançar a ilha, mas todos acabaram morrendo por invadir o território dos índios que habitavam na região. Posteriormente, a Ordem dos Jesuítas foi proprietária do lugar, até ser expulsa do Brasil pelo Marquês de Pombal. 

 

Entre os pontos a serem visitados, pontuam a praia de Paramana, por de onde chegam e saem as embarcações. O grande atrativo do point, entre restaurantes e barracas de praia, é o pequeno vilarejo de pescadores. Lista ainda a praia de Loreto, o Centro de Memória da Ilha dos Frades, a praia da Viração, os recifes de coral e as piscinas naturais na praia do Tobar, de onde partem trilhas em direção à praia de Tobazinho, a praia Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, entre outros. 

 

SUSTENTABILIDADE 

A importância da conservação ambiental foi colocada como um dos mais importantes pilares de desenvolvimento da região. No local atua a Fundação Baía Viva, organização social sem fins lucrativos que se dedica há mais de 20 anos a revitalizar, incentivar a conservação do meio ambiente e a promover ações sociais nas 56 ilhas do arquipélago.

De acordo com Isabela Suarez, presidente da fundação, é na Ilha dos Frades que fica a primeira praia do Nordeste a receber a bandeira azul, uma certificação internacional oferecida a destinos que se enquadram em quatro requisitos: segurança pública, qualidade do serviço, balneabilidade da água (nível de limpeza) e educação ambiental.


“Existe um trabalho tanto de conscientização quanto de fiscalização da polícia ambiental. O resultado desse cuidado é uma praia que mais parece um aquário, de tantos peixes e animais marinhos que residem ali”, explica Isabela.


O programa mundialmente conhecido deu mais visibilidade ao destino, que reverte o fluxo turístico em qualidade de vida para seus habitantes.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS