Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Pesquisa aponta crescimento de Jerônimo Rodrigues com apoio de Lula e Rui, Otto lidera para o Senado; confira

 

Foto: Edição Salvador Notícia

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (21), realizada pelo Instituto Opnus (Salvador FM), aponta o crescimento do candidato governista Jerônimo Rodrigues (PT) quando exposto o apoio do ex-presidente Lula e do atual governador da Bahia, Rui Costa.

Essa é a primeira pesquisa de intenção de votos para o Governo da Bahia com os novos nomes da corrida eleitoral de 2022, e traz uma diferença de 8% entre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), e o secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), quando apresentados seus apoiadores.

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Opnus, encomendado pela Rádio Salvador FM, ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 16 e 18 de março. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superio Eleitoral sob o número BA-097/2022.

Segundo os dados, ACM Neto com o apoio de Ciro Gomes (PDT) apresenta 41% das intenções de votos, enquanto Jerônimo Rodrigues, com apoio do ex-presidente Lula e do atual governador Rui Costa, aparece com 33%. Já João Roma (sem partido) com apoio de Jair Bolsonaro (PL) tem 14%; Kleber Rosa (Psol) com apoio de Guilherme Boulos (Psol) soma 1%. Brancos e nulos somam 4% e não sabem ou não responderam foram 7%.


ACM Neto apresenta 24 pontos abaixo de seu percentual quando comparado ao cenário estimulado sem apoios. Neste quadro, aparece com 65% das intenções de votos. O ministro da Cidadania João Roma vem na segunda posição com 8%. Jerônimo fica na terceira posição com 6%. Kleber Rosa (Psol) com 1%. Brancos e nulos somam 6% e não sabem/não responderam, 14%.


Já na pergunta de intenção de voto espontânea, onde não se apresentam os nomes dos possíveis candidatos, quase metade dos eleitores ainda não tem preferência por nenhum candidato: 46% declararam que não sabem em quem votar para governador. Dentre os pré-candidatos, ACM Neto aparece em primeiro lugar, com 29% das intenções de voto. Em segundo lugar, o governador Rui Costa, com 9%. João Roma tem 4%. Jaques Wagner, que já declarou que não será candidato, possui 3% e Jerônimo Rodrigues tem 2%. Outros candidatos somam 3%, brancos ou nulos são 4%.

Rejeição
Dentre os quatros candidatos apresentados na pesquisa, o mais rejeitado pelos entrevistados é Kleber Rosa (Psol) com 34%, seguido por João Roma (sem partido) com 33%. Jerônimo Rodrigues tem 28% de rejeição, enquanto ACM Neto possui 20%.

SENADO

Para o Senado da Bahia, Otto Alencar (PSD) lidera nos dois cenários, na espontânea com 4% e na estimulada com 27%, seguido por João Leão (PP) com 2% e 11% respectivamente. Confira:


Imagem divulgação Opnus





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS