Últimas Notícias

Março Mulher: Prefeitura mobiliza ações para o público feminino em Salvador


Março Mulher: Prefeitura mobiliza ações para o público feminino em Salvador
 Foto: Bruno Concha/Secom

 A Prefeitura de Salvador montou uma programação especial para o Março Mulher, movimento que ocorre anualmente para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, além de debater e conscientizar a população em geral sobre desigualdades de gênero, machismo, feminicídio e demais tipos de violência. Durante todo este mês, a campanha, organizada pelas secretarias da Saúde (SMS) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) em colaboração com diversos órgãos municipais, mobilizará unidades e profissionais de saúde para promover e incentivar o cuidado com a saúde integral da mulher, o bem-estar físico, psicológico e social.

 

 Na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, acontece às 10h a abertura oficial da estratégia com a palestra “Saúde à Todas as Mulheres de Salvador”, ministrada pela médica especialista em cirurgia íntima e atuante na Atenção Integrada à Saúde da Mulher da SMS, Deise de Azevedo Monteiro. Estarão presentes as secretárias municipais da Saúde (SMS) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Ana Paula Matos e Fernanda Lordêlo, respectivamente. O encontro será aberto aos profissionais da saúde e acontecerá no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), na Rua das Vassouras, 1, Centro.

 

 Para a titular da SMS, neste mês de março serão fortalecidos ainda mais os cuidados com as mulheres, que são a maioria da população da capital baiana, além de incentivar junto a elas a busca por serviços na rede. “Historicamente as mulheres se preocupam mais com a saúde do que os homens, mas, além do fortalecimento desse cuidado preventivo, queremos propor um olhar ainda mais especial às necessidades dessas cidadãs, que também envolvem inúmeros aspectos sociais. Então, nosso objetivo é garantir essa atenção integral não só em março, mas durante todo o ano”, destaca Ana Paula Matos.

 

“A pauta da mulher é uma pauta extremamente sensível para toda a Prefeitura de Salvador. Esta parceria com a Saúde e demais órgãos faz toda a diferença, no momento em que a gente passa a olhar a mulher dentro do aspecto psicossocial e da saúde, com todos os cuidados e atenção específicos e, claro, fortalecendo essa mulher através do seu bem-estar. Este é um mês de reflexão, cuidado e fortalecimento do papel da mulher na nossa sociedade”, declara Fernanda Lordêlo.

 

Atividades – Março Mulher:

 

Simpósio Todas Temos Valor – Organizado pela ONG Acolhe Mulher com apoio da SPMJ, o Simpósio Todas Temos Valor acontece a partir desta segunda (6) até quinta-feira (9), no Teatro Molière, da Aliança Francesa, na Ladeira da Barra. O evento visa criar espaço de diálogo envolvendo o público e representantes de diversos setores da sociedade. A programação contará com exposição fotográfica, palestras e apresentações artísticas pelo projeto Jovens Pensantes da Associação Emília Machado entre outros serviços e brindes que serão oferecidos para o público. A entrada é feita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

 

Mulheres Quilombolas vão ao cinema – Para incentivar o acesso à cultura, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador levará, nesta terça-feira (7), às 10h, 30 mulheres quilombolas da Ilha de Maré para o cinema. Será uma experiência única, já que as escolhidas vão apreciar a sétima arte nas telonas pela primeira vez. O filme escolhido foi "Mulher Rei". As participantes do projeto são vinculadas à Unidade de Saúde da Família (USF) de Ilha de Maré.

 

Expo Mulher em parceria com a Feira da Sé – A Expo Mulher é uma feira de mulheres empreendedoras e, nesta 2ª edição, será organizada em parceria com a Feira da Sé. O evento acontece nos dias 11 e 12, das 11h às 19h, no Largo do Campo Grande.

A Expo Mulher está vinculada ao projeto Compre Delas (compredelas. salvador. ba. gov. br), uma plataforma criada pela SPMJ para a exposição de produtos e serviços produzidos por mulheres, com o objetivo de fortalecer a autonomia do público feminino. Além da ferramenta, há também a realização de cursos e o fomento ao empreendedorismo para gerar independência financeira e social das mulheres.

 

Empreender É Com Elas - Em parceria com diversas secretarias municipais, o evento acontecerá no sábado (11), das 8h30 às 11h30, no Espaço Colabore, no Parque da Cidade (Itaigara), e vai atender 27 mulheres com deficiência e mães de pessoas com deficiência (PCDs), originárias de associações ou ONGs atendidas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). Na ocasião, será lançado o projeto “Pensando em Cuidar de Quem Cuida”, para as mães e as mulheres.

 

Marias da Construção – Mais mulheres serão capacitadas através do programa Marias da Construção, com novas turmas a serem iniciadas no próximo dia 13, em parceria com o Senai. Serão 150 alunas em seis cursos gratuitos, exclusivos para o público feminino: Eletricista Instalador Residencial de Baixa Tensão, Pintora de Obras Imobiliárias, Eletricista de Automóveis, Iniciação para Aplicador de Revestimento Cerâmico e Rejuntamento, Montador de Sistema Fotovoltaico e Instalador Hidráulico.

 

Dia D Março Mulher – Quase 100 postos de saúde vão abrir no próximo dia 18, a partir das 8h, para proporcionar acessibilidade aos serviços de saúde. Um conjunto de atividades serão realizadas como preventivo, testagem rápidas, dispensação de preservativos, marcação de exames como mamografias e ultrassonografias. A lista das unidades participantes será divulgada em breve pela SMS.

 

Caravana da Mulher – A Caravana da Mulher vai reunir no dia 25, no bairro de Canabrava, uma série de serviços municipais para auxiliar nas demandas do público feminino, como CadÚnico, Programa Primeiro Passo, vagas de emprego, oficinas para cultivar horta em casa e de currículos, entre outros. A ação será realizada na Rua Artêmio Castro Valente, 1496, das 8h às 14h. Serão ofertados serviços de atualização do CadÚnico, Cartão SUS e programa Primeiro Passo; marcação de exames para a mulher; serviços de atenção à mulher vítima de violência doméstica, busca por vagas de emprego, espaço de beleza e espaço para crianças.

 

Enfrentamento à violência – Em parceria com os Centros de Referência Especializados de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream) e Loreta Valadares (CREAMLV), além do Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), a SMS vai disponibilizar uma série de serviços essenciais para o público feminino: atendimento clínico, marcação para preventivo e consultas odontológicas, além de palestra com profissionais de enfermagem e nutrição. 

 

Unidades de saúde – Na rotina dos postos e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), as equipes de saúde mobilizam o público feminino com palestras na sala de espera, atividades lúdicas de educação e saúde sobre o corpo da mulher, além da intensificação de divulgação do Programa Mãe Salvador nas unidades.

 

Março Mulher Trans – A pasta vai ofertar atendimento especializado para as mulheres Trans pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nesta quarta-feira (8), às 14h. A ação acontecerá no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), situado no Multicentro Liberdade, com a oferta de consulta clínica, impressão do Cartão SUS com Nome Social, atualização do cartão vacinal, agendamento de exames laboratoriais e de imagem, além da oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

 

Saúde Indígena – Um webinar (seminário on-line) vai marcar o debate sobre a saúde da mulher indígena entre o público em geral e os profissionais da saúde. O tema “Interculturalidade em Saúde e o Bem Viver Indígena” será palestreado por Itynara Rodrigues Silva, psicóloga de saúde indígena e referência técnica de saúde mental do polo base de Ilhéus, no sul da Bahia, com data a ser divulgada.

 

Mulheres em situação de rua – As equipes da SMS vão realizar uma série de ações em diversos pontos da capital baiana para levar autoestima, cuidado e oferta de serviços as mulheres em situação de rua, com as equipes de Consultório na Rua, Pontos de Cidadania e Unidade de Acolhimento Adulto. As datas serão divulgadas em breve.

 

Saúde mental – Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) vão mobilizar as pacientes e comunidade com oficinas e rodas de conversas sobre temas cotidianos da vida da mulher. As datas e locais serão divulgadas em breve.

 

Cram em Movimento – A equipe dos Centros de Referência de Atendimento a Mulheres (CRAMs) em situação de violência da SPMJ irá as unidades de saúde dialogar com as pacientes sobre a temática da violência e realizar abordagem individual e acompanhamento com aquelas que se interessarem em serem assistidas em um dos serviços especializados. As datas serão divulgadas em breve.

 

Feira de Saúde – Duas feiras de saúde estão programadas para as regiões do Subúrbio e Boca do Rio para levar serviços essenciais para as mulheres das localidades, com datas a serem divulgadas em breve.



  Secom PMS

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS