Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Salvador: Sede da Hemoba atenderá doadores no Dia do Trabalhador

Sede da Hemoba atenderá doadores no Dia do Trabalhador
Fotos: Raul Golinelli/GOVBA

 No Dia do Trabalhador (01/05), a Hemoba atenderá os doadores de sangue em sua sede, das 7h30 às 16h, na capital baiana. As outras unidades de coleta da capital e interior não funcionarão. No sábado, dia 29, o Hemocentro Coordenador funcionará normalmente, das 7h30 às 16h30, enquanto a unidade móvel estará no Salvador Shopping, das 8h00 às 17h00. A Fundação convida os candidatos para a doação de sangue. Os tipos sanguíneos A+, B+, O- e O+ estão abaixo do nível recomendado para suprir as necessidades das unidades hospitalares do estado e os tipos A- e B- em nível de alerta. Os voluntários com idade entre 18 e 35 anos poderão fazer também o cadastro para ser doador de medula óssea.  

Horário de atendimento – Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30. O Hemóvel (unidade de coleta externa de sangue) atenderá no Salvador Shopping neste sábado (29/04) e de 02 a 06/05, de 8h às 17h; de segunda a sexta-feira, no Hospital do Subúrbio, das 7h30 às 16h30, no Hospital Ana Nery, das 7h30 às 13h, e no Hospital Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/ . 

Critérios para doação de sangue - Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.  

Cadastro de medula óssea - O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS