Últimas Notícias

Mais de 50 canais de Salvador passaram por ações de limpeza em 2023

Mais de 50 canais de Salvador passaram por ações de limpeza em 2023
 Foto: Secom/PMS 


 A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) vem promovendo uma série de ações de limpeza de canais em Salvador. Somente no primeiro semestre de 2023, 56 deles já passaram por intervenções, totalizando quase 21km. O período de maior atuação foi no mês de abril, com 18 canais beneficiados.  

 

A atividade tem como objetivo manter ou restabelecer as condições hidráulicas de funcionamento do sistema de macrodrenagem da cidade, evitando e minimizando possíveis danos à população nos períodos de chuvas intensas. Os canais de macrodrenagem são os rios e córregos que cortam a capital, a exemplo do Rio Camarajipe, Rio das Pedras, Rio Paraguari, Rio Passa Vaca, Beira Rio de Itapuã, Jaguaribe e Mané Dendê – assim como alguns de seus afluentes e braços.  

 

O secretário da Seman, Lázaro Jezler Filho, ressalta a importância na continuidade das ações de manutenção que vêm sendo realizadas nos últimos anos em Salvador. “A operação de limpeza de canais é um exemplo das ações que permanecerão em continuidade. Devido ao caráter preventivo, são fundamentais para que não ocorram grandes alagamentos em Salvador”. Ele ainda destaca que a ação será ampliada, alcançando também outros córregos e rios da cidade.  

 

Além de evitar alagamentos, a limpeza de canais também contribui para a redução de mosquitos causadores das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, além de demais insetos e roedores. “Mesmo não sendo o objetivo principal, a limpeza dos canais também promove a retirada do lixo que é descartado irregularmente nesses locais, que ajudam na proliferação desses bichos”, completa o gestor. 

 

Números – Somente em 2022, o órgão promoveu a limpeza de 99 canais da cidade, totalizando mais de 23km de intervenções, a exemplo do Paraguari, em Periperi; Rua da Adutora, no Alto do Coqueirinho; Rio das Pedras, no Imbuí; e Dom Lucas, em Castelo Branco. Já em 2023, dentre os canais que receberam ações da Seman estão Ogunjá; Rio Lobato 1, próximo ao Viaduto dos Motoristas; Osvaldo Neves, em Periperi; e Rio Lobato 2, no início da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana). 

 

Os serviços de dragagem, em sua quase totalidade, são realizados por equipamentos de grande porte, dentre eles: escavadeiras hidráulicas de braço curto e longo, retro escavadeiras, pás carregadeiras e caçambas. Em situações especiais ou pela inexistência de acesso aos equipamentos, são realizadas operações de limpeza manuais. 

 

Solicitações – Para a realização da limpeza de canais, existe uma programação prévia que pode variar de acordo com a necessidade ou emergência de cada local. Os serviços do órgão podem ser solicitados através dos canais da Prefeitura, no Fala Salvador 156, no site www.falasalvador.ba.gov.br e também pelo app Fala Salvador Cidadão. 




Secom PMS

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS