Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Sorveteria da Ribeira lota após aparecer entre as 100 mais icônicas do mundo

 

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS 

Reportagem: Priscila Machado e Vitor Villar/Secom PMS  

 

A Sorveteria da Ribeira, em Salvador, está entre as 100 mais icônicas do mundo, segundo a enciclopédia gastronômica TasteAtlas, uma das principais referências em comida local, restaurantes tradicionais e receitas autênticas no planeta. A loja da Cidade Baixa, tão presente no imaginário soteropolitano, é uma das duas marcas brasileiras apontadas pelo ranking, divulgado na semana passada – a outra foi a Cairu, de Belém. 

 

O reconhecimento mundial fez a sorveteria lotar no último domingo (30). De acordo com o proprietário Francisco Ribeiro Lemos, centenas de pessoas fizeram a fila se estender por vários metros no Largo da Ribeira. “Uma maravilha, né? Isso fez o nosso movimento melhorar muito. Já ganhamos outros prêmios, mas esse é diferenciado. Ficamos muitos felizes, eu e todos os colaboradores, que ajudam para que isso aconteça”, disse. 

 

O sorvete de tapioca foi o escolhido pela TasteAtlas para figurar entre os 100 mais icônicos do mundo. De fato, segundo Lemos, esse é o sabor mais vendido e mais famoso da Ribeira, mas a sorveteria tem ao todo 60 opções para os clientes. A empresa mantém 40 funcionários e recebe em média 50 mil pessoas por mês - número que, obviamente, varia de acordo com o período do ano, sendo o verão mais movimentado. 

 

Gabriel Pietrasik, de 27 anos, e a noiva, Alessandra Araújo, também de 27, souberam da premiação e foram degustar um sorvete de tapioca na tarde desta segunda-feira (31). “A Sorveteria da Ribeira me traz uma memória muito afetiva, porque desde que eu era criança meu pai me trazia aqui. Meu avô, também, diz que quando era criança já vinha aqui tomar sorvete. Então é algo presente na minha família”, diz ele. 

 

O casal foi passear na Ribeira por achar o local muito aconchegante - para além da loja de sorvete. “O que me chama mais atenção é a história da sorveteria, são muitos anos de existência, e também a variedade de sabores. Já virou uma tradição dos baianos, que dão preferência a isso”, completa Alessandra. 

 

Quem não sabia da premiação e estava lá era a turista Regina Advento, 58 anos. Bailarina mineira, ela vive na Alemanha há 32 anos. Já visitou Salvador várias vezes, mas ainda não havia ido à Sorveteria da Ribeira. “Agradável o espaço, pouquinho fora do centro da cidade, com um caráter muito popular e convidativo”, disse. 

 

Regina visitou a Ribeira ao lado do marido, Frank Struckmayer, e a filha, Jasmin, ambos alemães, para conhecer alguns dos sabores exóticos de frutas típicas do Brasil. Ele, por exemplo, pediu biribiri e castanha de caju. Ela, acerola e nata com goiaba. “Só tinha provado esses sabores em suco”, disse a jovem de 23 anos. 

 

Dicas – De fato, sorvete é uma das grandes paixões do soteropolitano: até porque, para driblar o calor que faz na capital baiana até mesmo no inverno, nada melhor do que um bom gelado. Por isso, Salvador tem várias outras sorveterias icônicas, tanto quanto a da Ribeira, que podem ser facilmente citadas por quem vive na cidade ou a ama. 

 

Abaixo, listamos cinco sorveterias icônicas de Salvador, para que moradores e turistas possam apreciar um sorvete regado a beleza, numa só lambida, sem medo de ser feliz: 




 

1. Sorveteria da Ribeira - A TasteAtlas, que reúne informações e avaliações de restaurantes de todo o mundo, destacou que a sorveteria está localizada numa área marcante da cidade, tornando-a uma parada popular para moradores e turistas. Aberta em 1931, a loja matriz está localizada na Enseada da Ribeira, na Península de Itapagipe, de onde se pode apreciar o movimento de embarcações, à sombra de árvores que se estendem ao longo do passeio à beira-mar. Instagram: @sorveteriadaribeira 

 

2. A Cubana - O sorvete de coco é o mais procurado na loja sede, instalada na parte alta do Elevador Lacerda desde 1931. Difícil passar por esse, que é um dos pontos turísticos mais famosos da capital, e resistir a uma casquinha com vista panorâmica para a Baía de Todos-os-Santos. Outra sede icônica está a poucos metros de um dos cenários mais encantadores da cidade, o Largo do Pelourinho. Site: www.acubana.com.br

 

3. Museu do Sorvete no Solar Amado Bahia - O casarão, com mais de 114 anos, é um dos imóveis mais belos e marcantes da orla da Ribeira. Há alguns anos, ele foi completamente restaurado pela Sorvetes Real e agora abriga um “museu do sorvete”, com referências históricas e lúdicas à fabricação da sobremesa, além de receber eventos e exposições. No mesmo complexo, na parte anexa, há uma sorveteria e um espaço kids. O Solar Amado Bahia tem 52 cômodos, mais de 107 portas e uma profusão de cores, estilos e formas, tendo, em quase todos os cômodos, paredes em escaiolas (pintura que imita mármore). Telefone: (71) 3023-5953 

 

4. Frio Gostoso Graça – A também tradicional sorveteria serve doces, tortas e salgados, mas os gelados artesanais são o carro-chefe da casa. Peça um duplo, sabor nata/goiaba e atravesse os 350 metros que separam o lugar do Mirante da Vitória. Com uma visão particular e não menos magnífica da baía, o mirante abre a varanda para a encosta da Ladeira da Barra, sobre o mar quase sempre sereno. Cuidado pra não se perder com a vista e deixar o sorvete derreter! Site: http://www.friogostoso.com.br. 

 

5. Sorveteria da Barra – O monumento do Cristo, localizado bem em frente à sorveteria, na Avenida Oceânica, abençoa todo aquele que deixa a dieta de lado e mergulha na grande variedade de taças de sorvete disponíveis no cardápio do lugar. O passe também é livre para desfrutar da visão imponente do Farol da Barra, diariamente se acende, pronto a receber o pôr-do-sol mais bem frequentado de Salvador. Site: https://sorveteriadabarra.com.br



Secom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS