Últimas Notícias

Realizado pela Prefeitura, programa Saúde nos Bairros é destaque em prêmio internacional de inovação urbana



Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom
Texto: Ascom SMS

O Programa Saúde nos Bairros, criado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alcançou reconhecimento e destaque internacional por meio do Prêmio Guangzhou de Inovação Urbana, na China. A ação ficou entre as 45 iniciativas exemplares mais inovadoras em todo o mundo, dentre 274 inscritos de 193 cidades e regiões, oriundas de 54 países.

A equipe realizadora do Prêmio Guangzhou parabenizou a capital baiana e prestou uma homenagem pelos esforços empreendidos. “Parabéns a Salvador, Brasil, pois sua iniciativa foi reconhecida como uma das 45 iniciativas exemplares do 6º Prêmio Guangzhou. Gostaríamos de prestar homenagem aos seus esforços inovadores na implementação dos SDGs e da Nova Agenda Urbana”, assinalou a organização via documento endereçado à SMS.

A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, estendeu os agradecimentos a toda equipe técnica da pasta e da Prefeitura, e enalteceu o empenho dos profissionais envolvidos na execução exitosa do Saúde nos Bairros, que já percorreu 18 localidades, e concretizou mais de 340 mil procedimentos desde sua criação.

“Recebemos com gratidão e entusiasmo este reconhecimento tão relevante no cenário mundial, pois demonstra que Salvador pode e deve ocupar lugar de destaque quando o assunto é o acolhimento às pessoas, humanização dos serviços em saúde e o cuidado integral com todas as vidas. Tenho certeza de que o Saúde nos Bairros ainda nos trará muitas alegrias e conquistas. Aproveito para agradecer e parabenizar a toda equipe da SMS e também a população que tem abraçado e aproveitado ao máximo essa iniciativa”, declarou.

A lista dos 15 finalistas e as outras 30 iniciativas exemplares merecedoras está disponível na seguinte página: http://www.guangzhouaward.org/a/3304.html?lang=en.

Prêmio Guangzhou - O prêmio é uma plataforma para intercâmbios e aprendizado mútuo sobre inovação urbana e desenvolvimento sustentável e reconhece iniciativas inovadoras relacionadas com a sustentabilidade social, econômica e ambiental. A iniciativa é patrocinada pela Organização Internacional União de Cidades e Governos Locais, pela Associação Mundial das Grandes Metrópoles e pelo governo da cidade de Guangzhou, no sul da China.

Saúde nos Bairros – O programa leva atendimento gratuito e proporciona exames a diversas comunidades da capital baiana de forma itinerante. Lançado em abril, pretende percorrer todos os 12 Distritos Sanitários da cidade. A ação garante cuidado, acolhimento e assistência à população, principalmente daqueles que tiveram comprometimento no acompanhamento de rotina durante a pandemia.

A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, afirma que a Prefeitura tem cumprido a missão de ouvir, reconhecer as necessidades e disponibilizar para a população dos Distritos com maiores demandas o acesso aos serviços de saúde, garantindo realização de consultas e exames, imunização, agendamentos para cirurgias, entre outros serviços. “Isso resulta em uma redução considerável nas demandas reprimidas. Estamos garantindo também atendimento a pessoas em situação de rua, fortalecendo o cuidado e qualidade”, afirmou.

O projeto já contemplou 18 localidades de Salvador, com mais de 340 mil procedimentos realizados até a primeira semana de setembro. Atualmente os serviços estão sendo oferecidos nos bairros de Itapuã e Federação.

A ideia do programa surgiu quando a pasta mapeou os bairros onde havia maior demanda reprimida de exames e consultas provocada pela pandemia. “Estamos indo onde estão aqueles que mais precisam. Para a definição das localidades beneficiadas, fazemos um trabalho prévio de avaliação de demandas reprimidas e lacunas, e atuamos pontualmente nesses cenários, assegurando que todos possam cuidar do nosso bem mais precioso: a vida", informou a secretária.

Os atendimentos e exames são realizados em unidades móveis, que contam com uma estrutura completa de equipamentos. Os cidadãos passaram antes por triagem, e esperam para o atendimento. Outro ponto de destaque é que o projeto visa levar saúde aos que mais precisam, evitando gastos com transporte e otimizando o tempo, especialmente para trabalhadores, mães e pais de família. Além disso, foca na captação e encaminhamento de pacientes para cirurgias eletivas.
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS