Últimas Notícias

Plano Verão 2024: Vigilância Sanitária inicia operação para verificar qualidade do gelo


Foto: Ascom/SMS 


Com a chegada do verão e a proximidade do Carnaval 2024, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária (Visa), intensificou as ações de fiscalização nas indústrias de gelo localizadas em Salvador. Iniciada nesta terça-feira (19), a ação tem o intuito de verificar o controle dos processos de qualidade através de inspeção sanitária e coleta de produtos para análise laboratorial. 

 

A coleta e análise do gelo integra uma proposta maior, nomeada de Plano Verão 2024, cujo objetivo principal é monitorar a qualidade sanitária dos alimentos com a chegada da estação mais quente do ano. Nesse período é registrado um aumento do número de eventos de massa e do fluxo de pessoas, aumentando também o consumo de determinados produtos.  

 

“O gelo é um dos produtos mais consumidos durante o verão e festejos de rua, o que requer uma atenção especial da Visa municipal. O nosso objetivo é garantir o cumprimento das regras de segurança sanitária, prevenindo riscos à saúde da população”, destaca a coordenadora da Visa/SMS, Ludmila Costa.  

 

A chefe de Vigilância Sanitária Distrital de São Caetano/Valéria, Martha Eloy Bandeira Costa, explica como funciona o processo de inspeção. “A amostra de gelo coletada será devidamente analisada e, caso sejam identificados desvios nas boas práticas de fabricação, a empresa deverá ser responsabilizada e obrigada a atender ao exigido na legislação vigente.” 

 

Ao longo deste mês e início do próximo ano, a equipe técnica da VISA realizará ações de fiscalização em indústrias de gelo para monitorar as condições sanitárias para fabricação deste produto, da água utilizada e, do armazenamento dos produtos, utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), análise microbiológica e de rotulagem destes produtos. Além das fábricas de gelo, indústrias de alimentos, hotéis, restaurantes e empresas prestadoras de serviços de saúde também serão alvo destas ações. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS