Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Visa intensifica fiscalização em restaurantes durante a alta estação

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS 


A Vigilância Sanitária de Salvador, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, na manhã desta terça-feira (9), uma vistoria em restaurantes localizados em um shopping no bairro da Barra. Na ocasião, dois estabelecimentos, um com foco em camarões e outro de buffet, receberam as equipes do órgão, que fizeram a coleta do material para análise em laboratório. 

 

De acordo com a chefe do Setor de Alimentos da Visa, Emanuella Brito, a coleta é feita em toda a cidade dentro do Projeto Verão, com o intuito de monitorar os alimentos servidos no município. “Aqui, hoje, devido ao fluxo de pessoas, escolhemos alguns restaurantes para coletar em especial peixes, carnes bovinas e frutos do mar, a exemplo do camarão”. 

 

Emanuella lembra também que indústrias de gelo e lanchonetes em bairros com maior fluxo de pessoas também são monitorados, para garantir a qualidade dos produtos servidos. “Nosso objetivo é garantir a segurança dos alimentos que as pessoas estão consumindo neste período de verão e festas, quando a demanda aumenta”. 

 

Fiscalização aprovada – Ana Araújo Nascimento trabalha há um ano e meio no restaurante Camarada Camarão como coordenadora de cozinha, e aprovou a fiscalização da Visa. “É de grande importância porque eles podem atestar que estamos seguindo os padrões determinados pela legislação. Temos inclusive, uma nutricionista que vem duas vezes ao mês para nos orientar e manter essa qualidade”, declarou. 

 

A gerente administrativa e operacional do Oliva Gourmet, Eliete Ferreira, de 45 anos, também considerou fundamental a presença da fiscalização. “É muito importante porque é segurança para os nossos clientes e também para os nossos colaboradores. Os agentes monitoram de perto, verificam tudo, é muito bacana isso. Temos nutricionistas na casa que atestam a nossa qualidade, então é uma constante nossa manter a segurança alimentar”. 

 

Análise do material – A Visa promoveu, no total, seis coletas em restaurantes e seis coletas em lanchonetes, localizadas em pontos turísticos/locais próximos de onde serão realizados eventos de massa e/ou com grande fluxo de pessoas. Foram contemplados 24 estabelecimentos nos Distritos Sanitários de Itapagipe, Boca do Rio, Itapuã, Barra/Rio Vermelho e Centro Histórico. 

 

Após a coleta, o material segue para o laboratório, onde é feita a análise microbiológica para verificar micro organismos que, em quantidades acima da permitida, podem causar doenças “veiculadas por alimentos”. Também são verificadas a rotulagem do gelo, que é industrializado, e a análise físico-química para averiguar o aroma, a cor e aparência do produto, se estão adequadas e de acordo. 

 

Os resultados dos laudos de análise serão enviados à Visa pelo Laboratório Central (Lacen) e repassados aos Distrito Sanitário, para que procedam com ações de fiscalização e ações de monitoramento e de educação em saúde, baseadas nos resultados dos laudos. 

 

A Visa atua sobre o controle das condições de higiene do local, a avaliação dos processos e ambientes de trabalho, os problemas e situações higiênico-sanitários decorrentes de uma série de atividades, no comércio formal, informal, eventual e ambulante. 


 

 Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS