Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Salvador: Simulados da Defesa Civil são realizados em comunidades do Lobato e da Calçada

Fotos: Divulgação/Codesal

 Como preparativo para a Operação Chuva 2024, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, neste sábado (23), mais dois simulados de evacuação nas comunidades de Baixa do Cacau, em Lobato/São Caetano e Vila Sabiá (Calçada). A iniciativa teve como objetivo avaliar, em tempo real, o processo de remoção das pessoas das áreas consideradas de riscos e orientá-las a como se comportar em uma possível evacuação.

As atividades tiveram início, de forma simultânea, às 9h, nas duas áreas, com o acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme. No decorrer do simulado, os participantes são mobilizados por equipes da Defesa Civil e encaminhados por rotas de fuga para abrigos previamente estabelecidos em unidades da rede municipal, respectivamente as Escolas Coração de Jesus e Pirajá da Silva.

Ao realizar o balanço do ciclo de simulados, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou que os simulados realizados contaram com a participação proativa das comunidades: “Ao findar as atividades, hoje, saímos com a sensação de dever cumprido e a certeza de que essas pessoas serão multiplicadoras de conhecimento e vão atuar preventivamente caso necessário”.

“Ao promover simulados, o objetivo da Codesal é preparar e conscientizar os moradores sobre formas de se evitar os acidentes. Nunca queremos que aconteça algo, mas, se, em algum momento acontecer, é necessário preservar o bem maior: a vida”, disse a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana.

Balanço - Desde o início do ano já foram realizados 14 simulados, respectivamente na Vila Picasso e Voluntários da Pátria (20 de janeiro); Irmã Dulce e Mangabeira (24 de fevereiro); Bom Juá, Calabetão e Mamede (2 de março); Moscou I e II e Creche (9 de março) e Mangueira/Olaria e Bosque Real (16 de março).

Participaram dos simulados profissionais da Defesa Civil de Salvador, das secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Educação (Smed). Colaboraram ainda voluntários de diferentes áreas, contribuindo para o bom desempenho da atividade.


Secom Salvador

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS