Últimas Notícias

SALVADOR: Prefeitura inaugura mais dois Restaurantes Populares e chega a nove unidades distribuindo 4 mil refeições gratuitas por dia

 Foto: Valter Pontes/Secom PMS



A Prefeitura de Salvador segue avançando na distribuição de refeições para a população em situação de vulnerabilidade social: nesta sexta-feira (5), foram inauguradas mais duas unidades do Restaurante Popular Vida Nova, nos bairros de Mares e Valéria. Com isso, o município chega a nove equipamentos com capacidade de oferecer 4 mil refeições gratuitas por dia. As entregas tiveram a presença do prefeito Bruno Reis e de Júnior Magalhães, secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
 
O Restaurante Popular Vida Nova de Mares fica localizado na Rua Barão de Cotegipe, 192. Já o de Valéria está situado na Rua da Matriz, 2057. As novas unidades, que serão geridas pela Sempre, têm capacidade para distribuir 400 refeições gratuitas por dia, cada, em quantidade adequada e nutricionalmente balanceada. Os espaços vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, com atendimentos por ordem de chegada.
 
Bruno Reis destacou que garantir uma alimentação saudável é o primeiro passo para que a pessoa consiga sair da situação de vulnerabilidade social. “Quero mandar uma mensagem para vocês: a Prefeitura vai garantir a comida para as pessoas que mais precisam. E, ainda, qualificação profissional, intermediação de mão de obra, acesso à rede de assistência social e aos benefícios municipais. Porque o grande desafio do Brasil hoje é superar a pobreza, é dar condições para que as pessoas possam ter o seu ganha-pão”, afirmou.
 
As entregas são um marco para Salvador. Em apenas cinco meses, a capital baiana passou de dois restaurantes populares, em março, para nove em julho. Neste período, a Prefeitura inaugurou equipamentos em Águas Claras, Periperi, Fazenda Coutos, Sussuarana, São Cristóvão e, agora, Mares e Valéria. O bairro de Pernambués será o próximo contemplado. Somadas às unidades de Pau da Lima e São Tomé de Paripe, que já existiam, serão 10 espaços de distribuição de refeições gratuitas em diferentes áreas da cidade.
 
O prefeito lembrou que as localidades foram escolhidas de acordo com critérios técnicos de vulnerabilidade social, como índices de insegurança alimentar e de pobreza dos bairros. “Aqui em Mares, infelizmente, temos muitas pessoas em situação de rua, e algumas delas já estão ali, se alimentando de graça. Esse restaurante vai servir para matar a fome dessas pessoas, que agora terão o seu prato de cada dia. Esse equipamento não tem barreira de acesso: ninguém precisa pagar um real sequer para se alimentar”, disse.
 
Mais serviços – Assim como os demais restaurantes, as unidades fazem acolhimento e encaminhamento de famílias aos Centros de Referência de Atendimento Socioassistencial (Cras), a cursos de qualificação profissional e a outros serviços do município a fim de garantir a progressão social dos indivíduos. Além disso, terá um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) para que as pessoas tenham acesso a benefícios do Governo Federal.
 
Titular da Sempre, Júnior Magalhães afirmou que o cuidado dos restaurantes Vida Nova é transversal. “Com essas entregas, a Prefeitura investe em múltiplas políticas públicas, e não apenas no social. Porque, quando o poder público oferece uma alimentação balanceada, nutritiva, em quantidade suficiente para combater a insegurança alimentar de forma diária, a gente contempla também cuidados com a saúde, dentre outros fatores. Enfim, é um trabalho que emociona e que não vemos igual por toda Salvador”, disse.
 
Camelódromo – Na visita à Valéria para a inauguração do Restaurante Popular, Bruno Reis também entregou o novo Camelódromo do bairro, bem ao lado do equipamento social. A estrutura agora conta com 77 barracas, estrutura metálica, 280 m² de cobertura com telha metálica termoacústica, pavimentação em concreto e iluminação em LED. O valor investido foi de R$200 mil, e os serviços, coordenados pela Secretaria de Ordem Pública (Semop).
 
“Essa obra é uma resposta direta às demandas da comunidade local por um espaço mais organizado e seguro para o comércio informal. Além de proporcionar uma melhor infraestrutura para os comerciantes, este equipamento também vai atrair mais clientes, impulsionando a economia local. Com isso, a Prefeitura de Salvador, por meio da Semop, reafirma seu compromisso em melhorar a infraestrutura da cidade e proporcionar melhores condições de trabalho para os ambulantes”, disse o secretário da pasta, Alexandre Tinoco.
 
Durante a inauguração, diversos comerciantes expressaram sua satisfação com a nova estrutura. Maria José, ambulante há mais de 10 anos em Valéria, destacou a importância do camelódromo para a sua atividade: “Agora temos um espaço digno para trabalhar. Isso vai melhorar muito a nossa vida e a dos nossos clientes”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS