Últimas Notícias

STJ Encerra Processo de Habeas Corpus do Filho do Deputado Binho Galinha

Foto: MP/BA

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu o julgamento do habeas corpus solicitado por João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, filho do deputado estadual Binho Galinha (PRD). O processo, relacionado à Operação El Patron, foi encerrado com a publicação da certidão de trânsito em julgado no dia 16 de agosto, determinando a baixa definitiva para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

João Guilherme, acusado de organização criminosa, receptação qualificada, lavagem de capitais e envolvimento com o jogo do bicho, teve sua prisão preventiva decretada em dezembro do ano passado. No entanto, em março deste ano, ele obteve a concessão de habeas corpus, que foi mantida pelo ministro do STJ, Joel Ilan Paciornik, em abril.

O ministro considerou que a jovem idade de João Guilherme, que completou 18 anos em julho do ano passado, e a falta de histórico de atos infracionais, justificavam a revogação da prisão. Além disso, a acusação contra ele se baseava em atos cometidos quando ainda era menor de idade, o que, segundo o ministro, não configurava motivo suficiente para a prisão preventiva.

Enquanto João Guilherme conseguiu o habeas corpus, outros envolvidos na Operação El Patron, como o ex-assessor de Binho Galinha, Bruno Borges França, tiveram pedidos de revogação de prisão negados. O STJ argumentou que as situações de Bruno França e de outro réu, Jorge Vinicius de Souza Santana Piano, eram distintas e não se assemelhavam ao caso de João Guilherme.

A Operação El Patron, deflagrada em dezembro do ano passado, investiga uma rede de crimes envolvendo milícias, lavagem de dinheiro, agiotagem, extorsão, e outras atividades ilícitas na região de Feira de Santana, com o deputado Binho Galinha como um dos principais alvos. A esposa do deputado, Mayana Cerqueira da Silva, também está presa desde o ano passado em decorrência das investigações.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS