
O plantão de São João da Defensoria Pública da Bahia conta com um importante reforço: as duas Unidades Móveis de Atendimento, que foram deslocadas para as cidades de Santo Antônio de Jesus e Jequié, dentro do circuito da festa, facilitando o acesso à justiça para a população.
A defensora pública geral da Bahia, Camila Canário, destacou a importância das unidades, com a DPE indo até o seu público alvo. “É um equipamento fundamental para utilizarmos considerando a realidade do interior, além, claro, da mobilidade. A Unidade Móvel é completa, entrega a identidade da Defensoria Pública, entrega serviço e estrutura.”, salientou.
Em Santo Antônio de Jesus, a Unidade Móvel está instalada na praça Álvaro Martins, em frente à Biblioteca Municipal. De acordo com a coordenadora da 6ª Regional, a defensora pública Bianca Mourão Fantinato, o apoio da UMA foi importante também pelo suporte aos servidores e servidoras, defensores e defensoras, e pela capacidade de armazenamento de material de educação em direitos. Com ela, foi possível entregar centenas de cartilhas e folders sobre direitos das pessoas idosas, problemas de vício em jogos de azar, direitos humanos, entre outros assuntos essenciais que merecem atenção especial também no período festivo.
“A unidade móvel aqui no espaço do São João deu muita visibilidade para a Defensoria. Muita gente nos parou para falar que não sabia que a Defensoria atuava nesta área. Ter um espaço físico foi importante porque a gente pôde receber as pessoas, fazer um atendimento mais reservado”, reforçou.
