Últimas Notícias

BOLETIM CÂMARA SALVADOR

 


“Conchas Preciosas” é tema de

exposição no Centro de Cultura


Artista Ana Laura Lacerda apresenta mais de 40 peças no espaço multiuso da Câmara


Está em cartaz no foyer do Centro de Cultura Vereador Manuel Querino da Câmara Municipal de Salvador, até o dia 23 deste mês, a mostra “Conchas Preciosas”, da artista soteropolitana Ana Laura Lacerda. As obras são compostas por conchas e búzios que trazem como simbologia a proteção, a renovação, a transformação e a representação do feminino. A exposição estará disponível de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, e na sexta-feira, das 9h às 14h. A entrada é gratuita.

Ana Laura, conforme descreve, incorpora ainda em suas obras a sua narrativa e, por meio das conchas, utiliza diversos simbolismos para representar, de forma poética, suas dores, paixões e crenças.

A simbologia trazida pela artista é visível em diversos de seus trabalhos, como na coleção “Jardim do Mar”, inspirada na diversidade e na beleza natural de diferentes continentes, constituída por telas que remetem à ideia do Jardim do Éden.

Nesta mostra, Ana Laura selecionou 40 obras de várias coleções e peças que fazem parte do seu acervo pessoal, além de mais duas peças inéditas.

É possível encontrar obras, como as da coleção “Flores Marinhas”, que utilizam o formato das conchas para evocar pétalas de flores, tendo como inspiração orquídeas, narcisos, dálias e crisântemos.

Ademais, é possível encontrar o quadro “Baobá”, inspirado na árvore tradicional africana de mesmo nome, conhecida popularmente como a “árvore-da-vida”, por sua capacidade de armazenar água em seu tronco, essencial para o clima árido da região.

“A árvore é um símbolo de longevidade, força e sabedoria, reverenciada em diversos mitos que contam sobre o início dos tempos”, afirmou a artista, que reforça representar, por meio das conchas, a simbologia do tempo, da tradição e da natureza.

Ana Laura Lacerda possui uma trajetória de mais de 40 anos de produção. Sua primeira exposição individual ocorreu no foyer do Teatro Castro Alves (TCA), em 1982. Após uma pausa de 10 anos em sua carreira, a artista retornou em 2020 com a coleção “Jardim do Mar”.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------////

Cezar Leite defende médicos baianos 


Vereador critica Sesab por tentativa de retirada de direitos da categoria


O vereador e médico cirurgião vascular Cezar Leite (PL) saiu em defesa dos médicos baianos e criticou o governo do estado pela proposta de substituir contratos CLT por vínculos de pessoa jurídica na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 

A mudança, que afetaria mais de 500 profissionais, tem sido alvo de protestos do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), que alerta para a precarização das condições de trabalho e perda de direitos.  

“Estou acompanhando de perto tudo o que está acontecendo com meus colegas médicos vinculados à Sesab, especialmente nos hospitais Roberto Santos e Hospital Geral do Estado (HGE). Infelizmente, há uma tentativa de retirar a contratação via CLT para impor vínculos PJ, o que representa um enorme retrocesso e precarização das condições de trabalho”, disparou o vereador.

Cezar Leite apontou também que se esse tipo de contratação avançar os profissionais perderão direitos importantes como férias e FGTS. “É inaceitável que o governo do PT queira retirar direitos históricos dos médicos, que dedicam suas vidas ao atendimento da população. A pejotização tira garantias como férias, 13º salário e FGTS, e ainda pode reduzir os rendimentos dos profissionais. Isso reflete o descaso com a saúde pública e com quem trabalha nela”, disse.


Mobilização 


O Sindimed tem se mobilizado contra a proposta da Sesab que pretende alterar o regime de contratação de médicos atualmente vinculados à empresa Instituto Nacional de Tecnologia em Saúde (INTS) de CLT para Pessoa Jurídica (PJ). Segundo o sindicato, a medida prejudicaria não só os profissionais, mas também a qualidade do atendimento à população.  

No dia 3, a presidente do Sindimed-BA, Rita Virgínia, participou de uma reunião emergencial com o chefe de gabinete da Sesab para discutir o tema. A entidade alega que a mudança forçada viola direitos trabalhistas e pode levar à demissão em massa de quem se recusar a aderir ao novo modelo.  

Cezar Leite prometeu levantar o debate e pressionar as autoridades por uma solução que preserve os direitos dos médicos. “A saúde baiana não pode ser tratada com medidas que só beneficiam o governo e não os trabalhadores”, concluiu o vereador.



---------------------------
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS