Últimas Notícias

Prêmio FIEB 2025: Ferbasa vence categoria Tecnologias Sustentáveis

*Reginaldo Cleber Esteves, Coordenador de Meio Ambiente; Ana Paula de Oliveira, Diretora Administrativa; e Rogério Paixão, Gerente de Meio Ambiente, durante a 15ª edição do Prêmio FIEB. Imagem: Divulgação Ferbasa.*


_Projeto “Queimador de Gases” reforça o compromisso e o pioneirismo em práticas industriais sustentáveis_


O projeto Queimador de Gases – Unidade de produção de biorredutor Araticum, da *Companhia de Ferro Ligas da Bahia – Ferbasa* foi o vencedor da *15ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável*, na categoria Tecnologias Sustentáveis nas Médias e Grandes Empresas. O anúncio foi feito ontem, dia 27 de agosto, durante a INDEX BA 2025, a maior feira da indústria baiana. A Ferbasa concorreu com outros três cases de gestão, inovação e responsabilidade socioambiental. 


Com investimento de R$30 milhões, o projeto premiado foi implementado em Entre Rios, um dos municípios que abrigam a atividade florestal da Companhia. A solução atua no controle e mitigação da emissão de gases provenientes do processo de carbonização da madeira utilizada na produção de biorredutor – matéria-prima essencial para as operações metalúrgicas da Companhia. A adoção da tecnologia representa um avanço inédito no estado. Nos primeiros oito meses de operação do sistema, entre agosto de 2024 e março de 2025, foram evitadas emissões de aproximadamente 1.105 toneladas de CO₂, o equivalente a emissões anuais de cerca de 240 veículos de passeio ou ao consumo médio de eletricidade de cerca de 700 domicílios durante um ano. 


“Além de elevar o padrão ambiental da operação, trata-se de um passo estratégico que reforça o compromisso da Ferbasa com a inovação, a responsabilidade socioambiental e a melhoria contínua de seus processos, abrindo caminho para novos patamares de eficiência operacional e respeito às comunidades e ao meio ambiente”, explica o gerente de Meio Ambiente, Rogério Paixão.


*Sobre a Ferbasa* - Fundada em 1961, pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, a Cia. de Ferro Ligas da Bahia é, atualmente, uma das 500 maiores empresas do Brasil e está entre as dez maiores indústrias em operação na Bahia (ranking Valor 1.000 de 2024). Com uma planta metalúrgica localizada no município de Pojuca, a Ferbasa atua ainda nos segmentos da Mineração, Recursos Florestais e Energia Renovável – todas as operações localizadas no estado da Bahia. Líder nacional na produção de ferroligas e única produtora de ferrocromo das Américas, a Ferbasa detém 95% das reservas nacionais de cromita, concentradas nos distritos baianos de Vale do Jacurici e Campo Formoso.


……………..


O *Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável* reconhece ações e projetos de empresas e organizações que contribuem efetivamente para o desenvolvimento sustentável da Bahia. Em 2025, foram apresentados 126 projetos de 65 empresas.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS