Os Coletivos Bahia pela Paz realizam nesta sexta-feira (12), às 10h, uma formação sobre redução de danos com estudantes do ensino fundamental da Escola Municipalizada Professor Anísio Teixeira, localizada na Rua D, Urbis 2, Salgadeira, em Santo Antônio de Jesus . A atividade será conduzida por Frank Ribeiro, coordenador dos Coletivos de Feira de Santana e Interior do estado, e vai abordar políticas sobre drogas e o sistema de justiça brasileiro.
A iniciativa faz parte da Caravana de Direitos Humanos, que acontece em Santo Antônio de Jesus nos dias 11 e 12 de setembro, das 9h às 16h, na sede do Instituto 11 de Dezembro. O mutirão oferece serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional, certidões, encaminhamentos para exame de DNA gratuito, emissão de passe livre, além de ações de saúde, assistência social e atividades educativas em direitos humanos.
Coletivos em SAJ - Além da formação, técnicos dos Coletivos de Feira de Santana participam da programação da Caravana com um estande de apresentação do projeto, em um momento que marca o início do processo de implantação de um Coletivo Bahia pela Paz em Santo Antônio de Jesus, prevista para 2026.
O projeto integra o Programa Bahia pela Paz, cujo objetivo é prevenir e reduzir a violência letal contra jovens de 12 a 29 anos. Instalados em territórios com maior vulnerabilidade social, os Coletivos Bahia pela Paz investem estrategicamente nas juventudes para ampliar suas oportunidades e fortalecer sua cidadania.
Caravana - A Caravana é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, em parceria com o Instituto 11 de Dezembro, e conta com a participação do Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública, Embasa, Tribunal de Justiça, INSS, Defensoria Pública do Estado, SERIN/COJUVE, Cartório de Registro de Pessoas Naturais e a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus.
Impacto – Há muitos anos, Ive Carla Santana Lima do Rosário tentava tirar o passe livre do marido, que tem problemas de saúde. Ao procurar a Caravana de Humanos ela conseguiu o passe livre e dar andamento ao processo de curatela. Estando por lá, aproveitou para registrar uma reclamação no Procon e até tomar a vacina contra a gripe. “O atendimento foi maravilhoso, nota mil, todos atendentes muito educados e acolhedores. É uma ação essencial , porque muitas comunidades precisam desse apoio”, afirmou a moradora do bairro Conceição II, presente na última edição da Caravana realizada em Feira de Santana, em agosto.
Com mais de 109 mil habitantes, Santo Antônio de Jesus é o 18º município a receber a Caravana, que em 2025 já esteve em 17 cidades e realizou cerca de 25 mil atendimentos a 14 mil pessoas.
SERVIÇO
Contato- Coletivos Bahia pela Paz: Laerte Santana – Assessor de Comunicação dos Coletivos Bahia pela Paz – Feira de Santana e Interior – (75) 98169-1807/ 99185-9414. imprensabahiapelapaz@gmail.com