Foto e texto: Ascom Sempre
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), promoveu o evento Rendas Brasil – Diálogos Regionais, voltado ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e à integração com entidades e organizações da sociedade civil. O evento, que ocorreu nas últimas quinta (25) e sexta-feira (26), foi realizado em parceria com a Rede Nacional de Defesa de Assessoramento do Suas (Rendas) e o Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS).
A atividade reuniu gestores públicos, representantes da sociedade civil e lideranças da área. Entre os participantes, estiveram o titular da Sempre, Júnior Magalhães, o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edgilson Tavares, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador, Lucas Gonçalves, e o representante da Rendas, Alessandro Tiezzi, além de técnicos municipais e integrantes de entidades ligadas ao Suas.
Durante a abertura do evento, Júnior Magalhães destacou a importância de ampliar a compreensão sobre o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social em seus diferentes níveis de gestão. “Enquanto gestão que desenvolve políticas públicas voltadas para defesa e garantia de direitos, é fundamental explicar esse funcionamento para assegurar o acesso de indivíduos e famílias a serviços, benefícios e programas que contribuam para superar a vulnerabilidade. Isso também favorece o planejamento estratégico e a correta aplicação dos recursos”, afirmou o secretário.
O presidente do CNAS, Edgilson Tavares, reforçou o papel do diálogo entre Estado e sociedade civil na consolidação das políticas socioassistenciais. “Fortalecer a articulação entre governo e sociedade civil é essencial para garantir o controle social e integrar ainda mais a rede socioassistencial do Suas, no sentido de ampliar a proteção social”, ressaltou.
O encontro também foi uma oportunidade de troca de experiências e de aprendizado entre profissionais do setor. Foram discutidos os objetivos e funções da Rede de Assessoramento, com ênfase em ações como geração de trabalho e renda, apoio sociofamiliar, orientação para acesso a serviços públicos e prevenção de violações de direitos.
A realização do evento reafirma o compromisso da gestão municipal e das entidades parceiras com a efetiva implementação da Resolução nº 182/2025/CNAS, que busca aprimorar a qualidade dos serviços prestados no âmbito do Suas e ampliar a rede de proteção social em Salvador.