O site PIRÔPO NEWS recebeu a Nota desde a última quinta-feira (09).
Segue NOTA na ÍNTEGRA:
A respeito dos fatos ocorridos no último domingo 21/09/2025 envolvendo a atuação da Guarda Civil Municipal de Nazaré (GCMN) e um jovem menor de idade viemos, por meio desta, prestar esclarecimentos à sociedade diante de informações distorcidas que estão sendo divulgadas nas redes sociais, inclusive por familiares do referido cidadão.
Em nenhum momento os agentes da GCM agiram com truculência ou de forma abusiva. Os acontecimentos se deram da seguinte forma:
No dia em questão, o menor passou em frente à base da GCM realizando manobras perigosas (“dando grau”) com uma motocicleta, além de causar perturbação com o escapamento do veículo. Ao ser observado por dois dos guardas, o agente Ramon e Mario, o menor proferiu palavras ofensivas e gestos obscenos, evadindo-se do local logo em seguida.
Durante patrulhamento de rotina, a guarnição se deparou novamente com o menor , desta vez conduzindo outra motocicleta, de cor preta, a qual se encontrava em situação irregular. O menor não possuía habilitação (CNH) e, ao ser abordado, demonstrou agressividade, chegando a ameaçar os agentes, fazendo referência a facções criminosas, além de ter agredido fisicamente os GCMs Ramon e Romildo com socos.
Diante da injusta agressão, a guarnição conteve o menor utilizando os meios legais e proporcionais, dentro dos protocolos operacionais da Guarda Municipal. Mesmo após contido, o menor continuou a proferir xingamentos e ameaças, inclusive afirmando que “a facção ia atrás da guarnição”.
Durante a abordagem, o menor iniciou uma gravação com seu celular, o qual logo ele interrompeu, deixando cair o celular ao solo que foi pego por um dos agentes e imediatamente devolvido a um familiar. Em seguida, o pai e o irmão do menor chegaram ao local e também passaram a hostilizar os agentes, proferindo ameaças, incitação à violência e desrespeito à autoridade pública.
Diante da gravidade da situação, foi solicitado apoio à Polícia Militar, que deu total respaldo à ação da GCM. A motocicleta foi apreendida e conduzida ao pátio da PM, enquanto o menor e seu pai foram encaminhados à Delegacia de Santo Antônio de Jesus para os devidos procedimentos legais.
Reiteramos que a atuação da GCM foi pautada estritamente na legalidade, no respeito aos direitos humanos e à integridade física de todos os envolvidos. Não houve qualquer tipo de abuso ou excesso por parte dos agentes.
Lamentamos que imagens e informações falsas estejam sendo divulgadas nas redes sociais, visando descredibilizar e manchar a imagem de servidores públicos que cumpriram seu dever conforme determina a lei. Já estão sendo tomadas as medidas judiciais cabíveis contra as publicações caluniosas e ofensivas que buscam denegrir a reputação dos agentes.
Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a segurança, a ordem pública e o respeito às normas legais. A Guarda Civil Municipal de Nazaré seguirá atuando com responsabilidade e seriedade em prol da população.
Guarda Civil Municipal de Nazaré
Nazaré-Ba 09/10/2025