Últimas Notícias

SALVADOR: Centro histórico pulsa com o Festival Cidade da Música em celebração aos 10 anos do título da Unesco









Fotos: Adam Vidal/ Secom PMS

 

O coração de Salvador voltou a bater no ritmo das suas múltiplas sonoridades neste fim de semana com o Festival Internacional Salvador Cidade da Música. De 25 a 27 de outubro, o Distrito Criativo do Comércio se transformou em um grande palco a céu aberto, reunindo a Orquestra Afrosinfônica, Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Mariene de Castro, Olodum e artistas de cidades criativas da Unesco como Valparaíso, Kingston e Recife.

 

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destacou a importância simbólica do momento. “Celebrar dez anos de Salvador como Cidade da Música é reafirmar nossa identidade e mostrar ao mundo a força criativa que move o nosso povo. É um festival que gera arte, emprego e renda, e traduz a essência do que somos: uma cidade que faz da cultura um instrumento de vida e de futuro”, destacou Ana Paula Matos.

 

Para Carlinhos Brown, o festival consagra a pluralidade sonora que tornou Salvador uma referência mundial.  “Esses dez anos da nossa casa, junto com a Orquestra Afrosinfônica, mostram a mistura e a força que fazem essa cidade ser falada no mundo inteiro como a verdadeira Cidade da Música”, disse.

 

O maestro Ubiratan Marques, da Orquestra Afrosinfônica, reforçou o caráter histórico e educativo do repertório apresentado. “A gente faz uma viagem que começa nas raízes com Tia Ciata, passa por Caymmi, João Gilberto, Dodô e Osmar, Tropicália, Raul Seixas, blocos afro… é um tratado sobre o que é a música brasileira e baiana.”

 

Entre o público, a emoção era evidente. O soteropolitano João Nascimento, 42 anos, definiu o sentimento coletivo. “Ver o Centro tomado pela música, com tanta gente celebrando nossa história, é o tipo de evento que renova o orgulho de ser de Salvador. Isso aqui é cultura viva, é a cidade pulsando”, destacou.

 

O festival reforça a vocação de Salvador como palco global da música, consolidando o Centro Histórico como território criativo e vivo, onde passado e futuro se encontram em harmonia.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS