Um grande protesto mobilizou a região da Ilha e Recôncavo na manhã deste sábado, 7 de fevereiro de 2026. Centenas de pescadores — estima-se um grupo de quase 300 trabalhadores de mais de quatro colônias — fecharam totalmente a BA-001. O bloqueio aconteceu logo após o entroncamento de Salinas, no sentido Ilha de Itaparica, nas proximidades da Ponte do Funil, em frente ao Posto Veraneio.
Os manifestantes reivindicam o pagamento de cinco meses de Seguro Defeso que estão em atraso. Por lei (Lei nº 10.779/2003), esse benefício é um direito constitucional que garante a subsistência do pescador enquanto ele respeita o período de reprodução dos peixes. O atraso prolongado gerou uma crise social na comunidade pesqueira, que agora exige uma resposta imediata do Governo Federal.
O impasse, que cerceava o direito de ir e vir na rodovia, foi resolvido através do diálogo. O Capitão Galvão, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), demonstrou grande capacidade técnica e sabedoria na negociação. Com o apoio da imprensa — representada pelo Piropo News, Diamantina FM e Mais FM — o Capitão conseguiu que os pescadores liberassem a pista em tempo recorde, garantindo que a mensagem dos trabalhadores fosse ouvida sem a necessidade de confronto.
O registro dos fatos pelo "Peso Pesado da Notícia" reafirma o compromisso com a verdade e a fiscalização dos direitos sociais.
Esta publicação está amparada pela ADPF 130 e pelo Artigo 220 da Constituição Federal, que asseguram a liberdade plena de informação jornalística e a livre manifestação do pensamento, elementos vitais para a democracia brasileira.
VEJA MATÉRIA DO PIRÔPO NEWS COM OS MANIFESTANTES NO LOCAL:
--
---
Por: Marcius Piropo
O Peso Pesado da Notícia
Instagram: @piroponewsoficial

.png)
