Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Visa e Mastercard suspendem operações na Rússia


Após pressão, Visa e Mastercard suspendem operações na Rússia

Após pressão do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, as empresas americanas de cartões Visa Inc e Mastercard anunciaram neste sábado (5) a suspensão de suas operações na Rússia. O novo movimento faz parte das sanções impostas pelo Ocidente como forma de pressionar o presidente russo, Vladimir Putin, a desistir da invasão ao território ucraniano.
 

"Com efeito imediato, a Visa trabalhará com seus clientes e parceiros na Rússia para encerrar todas as transações da Visa nos próximos dias", anunciou a empresa em seu site oficial. "Uma vez concluídas, todas as transações iniciadas com cartões Visa emitidos na Rússia deixarão de funcionar fora do país e quaisquer cartões Visa emitidos por instituições financeiras fora da Rússia deixarão de funcionar dentro da Federação Russa", detalhou.
 

A Mastercard foi na mesma direção. "Essa decisão decorre de nossa ação recente para bloquear várias instituições financeiras da rede de pagamento Mastercard, conforme exigido pelos reguladores em todo o mundo". Com essa ação, os cartões emitidos por bancos russos deixarão de ser suportados pela rede Mastercard. E, qualquer Mastercard emitido fora do país não funcionará em comerciantes ou caixas eletrônicos russos, segundo a operadora de cartões de crédito.
 

A decisão das duas empresas ocorre horas depois da reunião realizada entre Zelensky e os Legisladores do Congresso dos Estados Unidos, por meio de uma videoconferência. Apesar de agradecer pela ajuda americana, o líder ucraniano fez outros pedidos, dentre eles, a suspensão das operações de Visa e Mastercard.
 

No início da semana, Visa e Mastercard já havia anunciado o bloqueio de serviços para bancos russos, cumprindo as sanções dos EUA impostas ao país em meio à guerra contra a Ucrânia.
 

Estados Unidos, União Europeia e outros países anunciaram que excluíram alguns bancos russos do sistema internacional de pagamentos bancários Swift e de qualquer transação com o Banco Central da Rússia — medida que trará impactos também para a economia mundial e a do Brasil.
 

Na terça (1º), foi a vez do Reino Unido anunciar que incluiu o maior banco da Rússia, o Sberbank, à lista de entidades russas alvos de sanções no Reino Unido.
 

Diversas empresas estão anunciando que vão sair da Europa ou interromper a produção, como foi o caso da Hyundai em São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia. A Apple também parou de vender iPhones e tablets no país, enquanto plataformas como Facebook, YouTube (Google) e Twitter impediram publicações russas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS