Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Mutirão de adequação de nome e gênero para pessoas trans acontece até sexta-feira em Salvador

 



Ação, que já atendeu mais de 50 pessoas, está acontecendo das 8h às 14h na Casa da Defensoria dos Direitos Humanos


Foram atendidas, entre as últimas terça (6) e quarta-feira (7), 53 pessoas trans, travestis e não binárias no Mutirão de Adequação de Nome, Gênero e Saúde, em Salvador. A ação está acontecendo das 8h às 14h, na Casa da Defensoria dos Direitos Humanos e vai até esta sexta-feira (10).

A iniciativa, que visa assegurar o direito da população trans e não binária à retificação do registro civil para adequação do nome e gênero, é uma parceria do Ministério Público estadual com a Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen).

O MP realizou o primeiro mutirão do tipo em 2018. Três aconteceram em 2021 e dois no ano passado, atendendo mais de 220 pessoas. 

Como participar?

Os interessados em realizar a adequação devem ser maiores de 18 anos e residir em Salvador. Para dar entrada no procedimento é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento (se for o caso), Carteira de dispensa Militar (se for o caso) e passaporte (se for o caso). O serviço é gratuito, exceto as certidões emitidas pelos Tabelionatos de Notas, que, em Salvador, são quatro. O projeto ‘Mães do Arco Íris’ está custeando parte dessas certidões.

Saúde

O mutirão também está realizando ações com foco na saúde da população trans e travesti, oferecendo orientação para quem precisa de encaminhamento para o ambulatório transexualizador (CEDAP) e para realização de cirurgias de reaparição corporal. O MP informou que uma reunião foi realizada nesta terça-feira (7), com representantes da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e da DPE para tratar a questão.


Jefferson Peixoto SECOM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS