Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Imagem peregrina de Santa Dulce atrai baianos e turistas à Praça Municipal


 

Fotos: Otávio Santos / Secom PMS

Quem passou pela Praça Municipal, no Centro de Salvador, nesta terça-feira (1º), se deparou com a imagem de Santa Dulce dos Pobres. Considerado um dos pontos turísticos mais movimentados da capital baiana, o local que abriga a Prefeitura de Salvador, Câmara Municipal e o Elevador Lacerda foi eleito o primeiro a receber a estátua peregrina da santa, que vai percorrer outros 13 pontos da capital baiana.

As andanças da imagem integram a vasta programação em celebração à Santa Dulce dos Pobres, que tem seu dia lembrado em 13 de agosto, quando foi consagrada pelo Vaticano como a primeira brasileira a se tornar santa. Em 2023, o tema dos festejos é “Santa Dulce: modelo da vida cristã e intercessora da nossa vocação à santidade”.


Paulista, a pedagoga aposentada Inês Maria Andrade, de 65 anos, já esteve na capital baiana outras quatro vezes. A turista não abre mão do passeio pelas ruas do Centro Antigo. Nesta terça, ao caminhar pelo local, encontrou a imagem. “Fico emocionada com a coincidência, já que na última vez que estive aqui foi exatamente nos dias da beatificação”, contou a visitante, ao revelar conhecer bastante a história da santa.  

Já a uruguaia Lucia Reyes, 51 anos, nada sabe sobre Dulce dos Pobres. Atraída pela imagem, se aproximou e pediu que a guia turística Ana Beatriz Santos contasse um pouco sobre quem foi a primeira santa brasileira. “Falei muito rapidamente sobre quem foi essa mulher que tanto fez por nós baianos e ainda sobre os feitos da sua obra, a Osid (Obras Sociais Irmã Dulce). Não vamos conseguir ir à Cidade Baixa, mas ela disse que na próxima vez que vier a Salvador, com certeza vai fazer turismo religioso”, disse a guia.

Organizadora da ação, a coordenadora do voluntariado da Osid, Fabiana Torres, conversou com os devotos e curiosos que pararam diante da imagem. “Logo cedo tivemos uma movimentação intensa. Vamos circular por toda cidade contando um pouco da história de Dulce”, afirmou. Nos próximos dias, o monumento vai passar ainda pelo Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Santo Antônio Além do Carmo, Praça Cairu, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Piedade, Cajazeiras X, Periperi, São Tomé de Paripe, Liberdade, Capelinha e Alagados.  

Mais atividades – O início das comemorações ocorreu na manhã desta terça-feira (1°), com uma missa no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. Em seguida, foi inaugurada uma galeria de arte a céu aberto com mais de 500 m² na Avenida Dendezeiros, no Bonfim, que traz nas paredes trabalhos em grafite inspirados na Mãe dos Pobres e seu legado de amor, fé, humildade e solidariedade.

Até o dia 13, a Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) promovem uma programação festiva dedicada à religiosa neste mês de agosto. As atividades envolvem apresentações diárias de peças teatrais, exibição de filmes sobre a primeira santa brasileira, além de atrações musicais e quermesse. A grade completa pode ser conferida no site www.irmadulce.org.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
NOVA BAHIA 2024
NOVA BAHIA 2024

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS