foto: reprodução
A população estimada do Brasil em alcançou um aumento de 3,9% desde o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022. A estimativa aponta que até 2022, o Brasil tinha uma população de 210.862.983 pessoas ante os 202.952.784 da última avaliação. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (22).
Segundo o instituto, para poder comparar os dados do Censo com as estimativas atuais, o IBGE fez ajustes nas datas de referência para que elas coincidam e considerou a data de 1º de julho como referência.
Os dados coletados são utilizados ainda como referência para políticas públicas e também para outras pesquisas do IBGE como a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua e a Pesquisa de Orçamentos Familiares.
À Folha de S. Paulo, Izabel Marri, gerente de estudos e análises da dinâmica demográfica do IBGE, afirmou que diferença de 3,9% se deve a uma possibilidade melhor de estimar a população por meio de registros de nascimentos, óbitos e migração e diminuir as consequências de erros ou omissões durante o recenseamento.