![]() |
imagem ilustrativa Google |
Uma denúncia grave sobre a qualidade da merenda escolar no município de Muniz Ferreira, no Recôncavo Baiano, reacende o debate sobre a insegurança alimentar na região. o problema foi exposto por uma professora da rede municipal.
A educadora relatou que, nesta segunda-feira, dia 29, foi servido aos alunos o prato conhecido como "Cuzcus com Josefina". A crítica ganha proporções alarmantes à luz de um dado preocupante.
Um Prato Simples Diante da Extrema Fome
Muniz Ferreira foi recentemente apontado em uma pesquisa – o estudo TRIA (Triagem para Risco de Insegurança Alimentar) – como a cidade com o maior índice de Insegurança Alimentar de todo o estado da Bahia.
Neste cenário de crise, o prato Cuzcus com Josefina (que presumivelmente é cuscuz enriquecido com linguiça ou carne processada) torna-se um símbolo de insegurança nutricional.
É crucial ressaltar: para muitas crianças no município, que vivem a fome de perto, esta refeição na escola pode ser a única fonte de nutrição completa do dia. O PIRÔPO NEWS questiona se a simplicidade do prato tem a densidade de proteínas e nutrientes necessária para combater o quadro de fome crônica que afeta a população estudantil. A merenda escolar precisa ser um investimento na saúde, no desenvolvimento e no futuro dos alunos.
Liberdade de Imprensa Ampara a Fiscalização
O trabalho de denúncia e fiscalização realizado pelo PIRÔPO NEWS está solidamente amparado pela Constituição Federal, que garante a liberdade de imprensa como pilar da democracia.
- A menção ao ARTIGO 220 da Constituição Federal estabelece que a manifestação do pensamento e a informação não sofrerão qualquer restrição, garantindo o acesso à informação pela sociedade.
- A citação à ADPF 130 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) reforça que não há espaço para a censura no Brasil, dando ao veículo o direito de noticiar e fiscalizar o uso de recursos públicos, como os destinados à merenda escolar.
O portal, ao se manter "aberto aos esclarecimentos da gestão", cumpre seu dever jornalístico de buscar o contraditório e dar à prefeitura a oportunidade de detalhar a composição nutricional do prato e apresentar o plano municipal de combate à insegurança alimentar.
NOTA DA REDAÇÃO: O PIRÔPO NEWS continuará acompanhando o caso e trará o posicionamento oficial do município assim que for emitido.